Untitled Document
Bom dia, 18 de abr
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Alimentação

Sábado, 30 de Setembro de 2017

 
     

Campanha faz alerta contra o crescimento da obesidade infantil no país

  

Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável defende a criação de rótulos em alimentos não saudáveis, com o objetivo de ajudar o consumidor a fazer melhores escolhas

  

EcoAgência    
Campanha chamou a atenção dos consumidores


Por Juarez Tosi para EcoAgência de Notícias

A alimentação saudável e de qualidade é hoje um dos maiores desafios para combater a obesidade infantil e melhorar a saúde geral das pessoas. Com o intuito de divulgar a campanha Obesidade Infantil X Alimentação Saudável, bem como a necessidade de rotulagem dos alimentos, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, realizou uma campanha neste sábado (30), na Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), no Parque da Redenção, em Porto Alegre.

De acordo com uma das divulgadoras, Katia Cesa, que participa do Movimento pela Saúde dos Povos, a receptividade das pessoas ao movimento tem sido muito boa, com questionamentos e busca de informação para melhorar sua alimentação. Segundo ela, um dos focos do movimento é a campanha "Você tem direito à informação", através da criação de rótulos em alimentos, com o objetivo de ajudar o consumidor a fazer melhores escolhas.

A principal mudança apresentada no modelo de rotulagem proposto é a inclusão de um selo de advertência na parte da frente da embalagem de alimentos processados e ultraprocessados (como sopas instantâneas, refrigerantes e biscoitos) para indicar quando há excesso dos nutrientes críticos, a exemplo de açúcar, sódio, gorduras totais e saturadas, além da presença de adoçante e gordura trans em qualquer quantidade.

De acordo com dados da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, os casos de sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes no Brasil triplicaram nos últimos 20 anos, atingindo mais de um terço dos jovens. Enfatiza, ainda, que a obesidade é uma doença e um fator de risco para outras doenças crônicas, como diabetes e doença do coração, além de trazer consequências negativas sociais e psicológicas.

A Aliança pela Alimentação Adequada já conta com a participação de dezenas de entidades no pais. No Rio Grande do Sul, entre outras, fazem parte do movimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Movimento pela Saúde dos Povos, Agapan, e Coletivo a Cidade que Queremos.

EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008