Untitled Document
Bom dia, 14 de abr
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Fauna

Terça-feira, 17 de Janeiro de 2012

 
     

Operação do Ibama resgata pássaros ameaçados de extinção de cativeiros ilegais no sul do Espírito Santo

  

No total foram 23 animais os resgatados de cativeiros ilegais de fauna silvestre. Os infratores receberam mais de R$ 20 mil em multas.

  

IBAMA/Divulgação    
Pena para Lei de Crimes Ambientais, é de seis meses a um ano de detenção e multa


Por Luciana Carvalho, Ascom Ibama ES

23 animais resgatados de cativeiros ilegais de fauna silvestre e mais de R$ 20 mil em multas aplicadas. Este foi o saldo da operação realizada pelo Escritório Regional Cachoeiro de Itapemirim (Erci) do Ibama. Dois dos animais apreendidos estão ameaçados de extinção.

Os animais resgatados vão para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Grande Vitória, no município da Serra. As aves vão passar por exames e serão readaptadas para serem devolvidas à natureza.

Todas as multas serão encaminhadas para o Ministério Público e os autuados, além da multa do Ibama, poderão responder a processo criminal.

A pena, conforme estabelecido no Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, é de seis meses a um ano de detenção e multa.

Os servidores do Escritório Regional do Ibama em Cachoeiro vão intensificar ações de fiscalização contra a manutenção irregular de animais da fauna silvestre, que causa desequilíbrio ambiental e propicia a propagação de doenças em seres humanos, tais como: amebíase, leishmaniose tegumentar, febre maculosa, leptospirose, tuberculose, febre amarela silvestre, hanseníase, entre outras.

Cabe destacar que o tráfico de animais representa fator de risco no que se refere a doenças emergentes e reemergentes à medida que propicia um contato direto entre o ser humano, o ambiente e o animal silvestre.

Além da possibilidade de transmissão de doenças, a criação irregular de animais silvestres está baseada na morte de 90% dos animais capturados na natureza haja vista que nove entre dez animais capturados irregularmente morrem pouco tempo após a captura. 

Ibama - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008