Untitled Document
Boa tarde, 28 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Recursos Hídricos

Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2011

 
     

Embrapa vai coordenar estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas nos recursos hídricos

  

Os resultados alcançados pelo projeto deverão subsidiar a gestão dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas do país.

  


Por Embrapa Semiárido

Mais de 100 pesquisadores de várias Unidades da Embrapa e de instituições parceiras, organizados na Rede AgroHidro, vão compor um projeto para avaliar as consequências das alterações do clima e do uso da terra sobre os recursos hídricos. Esta questão é um dos grandes desafios nacionais a ser enfrentado pela empresa de pesquisa nos próximos anos. Para o coordenador da Rede AgroHidro e pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), Lineu Rodrigues, é fundamental entender como as mudanças no clima irão impactar os recursos hídricos e a produção de alimentos. O trabalho em rede visa assegurar a sustentabilidade da agricultura e a manutenção da qualidade de vida das comunidades rurais. Os resultados alcançados pelo projeto deverão subsidiar a gestão dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas do país.

Reestruturação – Em meados de novembro, parte dos pesquisadores que integram a Rede AgroHidro debateu a reestruturação do projeto "Impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos: diagnose e propostas de adaptação e mitigação em bacias hidrográficas nos biomas brasileiros", em reunião realizada na sede da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). Assim, promoveram reformulações para adequar os seus objetivos e metas ao Macroprograma 1 da Embrapa, que financia pesquisas com foco na busca por soluções para problemas e desafios agrícolas e ambientais do país.

Naquela reunião, também foi discutida a integração da base de dados de recursos hídricos, do projeto NatData. As instituições envolvidas no projeto querem evitar a duplicação de esforços e aproveitar toda a experiência e esforço já feito pela Agência Nacional de Águas (ANA). “A idéia é que a base de dados da Embrapa possibilite realizar diversas simulações, já que estará integrada a uma base de dados de solo e de cobertura vegetal”, explica Lineu Rodrigues.

O pesquisador Luis Henrique Bassoi, da Embrapa Semiárido, que coordena um dos projetos que compõem a Rede AgroHidro, considera que avaliar e adaptar tecnologias para a preservação da qualidade da água e seu uso eficiente na agricultura “é uma oportunidade ímpar não somente para a execução de pesquisas, mas para a difusão e transferência de tecnologias em diversos biomas brasileiros”.

Seminário – Na reunião, ainda foi debatida a padronização do ambiente de troca de dados e comunicação da rede denominada Agropedia Brasilis, além de ter sido iniciada a preparação do seminário "Água: desafios para a sustentabilidade da agricultura", que acontecerá no Rio de Janeiro, de 7 a 10 de maio de 2012.

Da reunião, custeada pelo Edital Repensa 2011 - Redes Nacionais de Pesquisa em Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Agropecuária e pelo Fundo Embrapa/Monsanto, participaram representantes de oito unidades da Embrapa: Amazônia Oriental (Belém, PA), Cerrados (Planaltina, DF), Informática Agropecuária (Campinas, SP), Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Pantanal (Corumbá, MS), Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), Semiárido (Petrolina, PE) e Solos (Rio de Janeiro, RJ).

O projeto AgroHidro é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Embrapa Semiárido/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008