Banco Mundial |
 |
Floresta no Gana |
Por Edgard Júnior - Rádio ONU Começa esta segunda-feira, em Bonn, Alemanha, a primeira sessão da Plenária da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas, Ipbes-1, na sigla em inglês. Segundo a Unesco, mais de 1,3 bilhão de pessoas no mundo dependem da biodiversidade e dos produtos fornecidos pelos serviços de ecossistemas para sobreviver. A plenária vai ser o primeiro passo para que a comunidade internacional possa discutir amplamente a questão.
A biodiversidade de áreas terrestres e marinhas forma a base dos serviços cruciais que contribuem para o bem-estar das pessoas e para a redução da pobreza. A Ipbes foi criada em abril de 2012 com o objetivo de recolher, juntar e analisar as informações sobre a biodiversidade e repassá-las às autoridades. A Plenária vai servir como um órgão intergovernamental para avaliar as condições ambientais do planeta.
A Unesco defende que a comunidade científica precisa compreender melhor as necessidades dos políticos que fazem as leis para poder fornecer, a eles, as informações mais relevantes. O importante, destaca a agência, é fortalecer o diálogo entre cientistas, governos e outros grupos ligados à biodiversidade. E a Plenária poderia ajudar nesse sentido.
Rádio ONU, parceira da EcoAgência de NotÃcias
|