Untitled Document
Bom dia, 14 de abr
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Rio+20

Quarta-feira, 20 de Junho de 2012

 
     

Relatório da ONU investiga relação entre mudanças climáticas e deslocamentos

  

O Instituto para Meio Ambiente e Segurança Humana da Universidade das Nações Unidas e o ACNUR desenvolveram os métodos da pesquisa e fizeram, conjuntamente, o trabalho de campo para ajudar os refugiados a contar suas histórias.

  


Por UNIC Brazil

Relatório do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) feito com base em relatos pessoais de refugiados no Leste da África será lançado nessa quinta-feira (21/06), na Rio+20, ressaltando a relação entre mudanças climáticas e deslocamentos. O relatório inclui relatos de aproximadamente 150 refugiados e deslocados internos na Etiópia e Uganda, tomados em 2011, que permitiram entender até que ponto mudanças climáticas contribuíram para que deixassem suas casas e, eventualmente, seus países. A maior parte dos entrevistados era formada por pequenos agricultores e fazendeiros da Eritréa, Somália e do leste do Sudão.

O Instituto para Meio Ambiente e Segurança Humana da Universidade das Nações Unidas e o ACNUR desenvolveram os métodos da pesquisa e fizeram, conjuntamente, o trabalho de campo para ajudar os refugiados a contar suas histórias. De acordo com o relatório, muitos dos refugiados mencionaram mudanças no regime de chuvas, com secas mais severas e prolongadas que nos anos anteriores. Essas alterações desfavoráveis no tempo não foram citadas como impulsionadoras de conflitos violentos, embora muitos tenham considerado que a escassez de alimentos e colheitas após secas severas exacerbaram conflitos já existentes, perseguições e repressão.

O relatório "Mudanças Climáticas, Vulnerabilidade e Mobilidade Humana" será lançado pelo Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, e pelo Reitor da Universidade das Nações Unidas, Konrad Osterwalder. A coletiva de imprensa está marcada para esta quinta-feira, 21/06, às 11:30 da manhã, na Sala de Coletivas de Imprensa número 02 do Centro de Mídia da Rio+20, no RioCentro.

UNIC Brazil/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008