IBAMA/Divulgação |
 |
Quadrilha comercializava animais no Brasil e no exterior por meio de um site na Internet |
Por Ascom PolÃcia Federal A Polícia Federal, em ação integrada com o IBAMA, deflagrou na manhã de desta quarta-feira (10), a Operação Arapongas com o objetivo de desarticular uma organização criminosa de tráfico e comércio ilegal de animais. Todas as investigações foram conduzidas pela Superintendência Regional do Paraná.
A operação consiste no cumprimento de 06 Mandados de Prisão Temporária e 25 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Vara Federal Ambiental, Agrária e Residual de Curitiba/PR.
As investigações apontam que a quadrilha comercializava animais no Brasil e no exterior por meio de um site na Internet. A venda de animais não possuía autorização do IBAMA. Os investigados recebiam encomendas de todo e qualquer tipo de animais, tais como répteis, anfíbios, mamíferos e pássaros. Esses animais seriam obtidos por meio ilícito, como criadouros irregulares e captura de animais silvestres na natureza.
Os locais encontram-se sob fiscalização do IBAMA e serão autuados de acordo com as irregularidades encontradas. Todos os animais em situação irregular serão apreendidos.
A Operação Arapongas se desenvolve em sete estados: São Paulo, no Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Paraíba. 150 Policiais Federais e 106 Fiscais do Ibama participam da ação.
Os investigados, na medida de suas atuações, responderão, dentre outros, pelos crimes de tráfico internacional de fauna, tráfico de animais silvestres nativos, estelionato, sonegação fiscal, falsidade ideológica, biopirataria.
Serviço: Será realizada coletiva de imprensa às 14:30h no auditório da Superintendência Regional da PF em São Paulo – Rua Hugo D’antola, 95 – Lapa de Baixo.
Solicitamos aos interessados em imagens que tragam um pen drive com capacidade de, no mínimo, 2 Gb.
PF - EcoAgência
|