Untitled Document
Boa tarde, 28 de mai
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Fórum Social Temático 2012

Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2012

 
     

Instituto Democracia e Sustentabilidade promove roda de conversa “Política 2.0”

  

IDS vai reunir, no dia 26, em Porto Alegre, Marina Silva, Oded Grajew, Ricardo Young, José Moroni e Marcos Rolim em debate sobre a #novapolitica.

  

Marina Silva será uma das debatedoras


Por Carolina Stanisci - IDS

Jovens pelo mundo reivindicam mais participação na formulação e decisão de políticas públicas. Movimentos como a Primavera Árabe e o Occupy Wall Street chamaram a atenção de todos no ano passado, expressando a insatisfação de milhares de pessoas, em diversos graus, em relação ao sistema político-econômico que rege o mundo contemporâneo. Para refletir sobre esses temas e sobre o impacto dos novos canais de expressão e participação, em especial das redes sociais na política, o Instituto Democracia e Sustentabilidade vai realizar no dia 26 de janeiro a segunda edição da roda de conversa “Política 2.0 – uma nova forma de fazer política?”, durante o Fórum Temático Social de Porto Alegre.

Com participação de Marina Silva, do conselho diretor do IDS, Oded Grajew, da Rede Nossa São Paulo e Instituto Ethos, José Moroni, filósofo e coordenador da Plataforma pela Reforma do Sistema Político, Marcos Rolim, jornalista, mestre em Sociologia pela UFRGS e professor-visitante da Universidade de Oxford, e mediação de Ricardo Young, também do conselho diretor do IDS, o evento será na Faculdade de Direito da UFRGS.

Trata-se de uma continuação da conversa iniciada em outubro do ano passado, em roda homônima que reuniu em São Paulo, além de Marina Silva, Giuseppe Cocco, cientista político e professor da UFRJ, Carla Mayumi, responsável pela pesquisa "O Sonho Brasileiro", e Ricardo Abramovay, professor titular da FEA-USP. (veja o vídeo editado aqui: http://youtu.be/GrVAY4ZFI1Y ).

A ideia é ter uma conversa informal, em que temas como a crise de representatividade, o papel dos partidos políticos e a possibilidade de um sistema político baseado na participação direta, princípios éticos e compromissos programáticos, serão também objeto de debate.
Mais IDS no Fórum. O IDS vai participar de outras atividades no Fórum: “A Atualidade da Carta da Terra e a Rio+20”, no dia 28 de janeiro, às 13 horas, na Assembleia Legislativa, e Painel Público “Governança do Desenvolvimento Sustentável, Integridade Ambiental e Justiça Social”, no dia 28 de janeiro, às 9 horas, na Câmara Municipal da cidade. A governança, é bom lembrar, é um dos temas que serão debatidos na Rio+20, em junho deste ano.

Histórico das rodas de conversa. Desde a sua fundação, em outubro de 2009, o IDS desenvolve rodas de conversa com pessoas de referência para discutir temas de relevância da agenda nacional. Entre os assuntos já abordados estão saúde, educação, desenvolvimento urbano, economia e segurança pública. A conversa “Política 2.0” coloca em questão se tudo o que tem sido denominado como tal oferece uma alternativa real de construção da cidadania, além da capacidade de agregação e de prospecção de novos aplicativos para a democracia.

Sobre o IDS. Organização da sociedade civil, plural e apartidária que tem como missão criar convergência e potencializar iniciativas que contribuam para colocar a democracia e a sustentabilidade como valores centrais para a vida no século 21. Pretende ser um ator relevante da sociedade civil para a construção de um novo acordo social para o Brasil baseado no fortalecimento da escuta ativa e do diálogo. Para tal, pretende oferecer a “Plataforma Brasil Democrático e Sustentável”, como um canal de participação, agregação e valorização de iniciativas em curso.

Para participar, é necessário se cadastrar no site http://www.fstematico2012.org.br/ 
 


 
Política 2.0: Uma nova forma de fazer política?
Data: 26 de janeiro de 2012, 14h
Local: UFRGS / Faculdade de Direito - Auditório
Avenida Paulo Gama, 110 - Farroupilha – Porto Alegre

IDS/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008