Unesco |
 |
|
Por Anelise Borges - Rádio ONU A Unesco está comemorando neste 3 de novembro, o Dia Mundial da Reserva da Biosfera. Dois eventos especiais marcam a data na sede da agência, em Paris: o lançamento do documentário Biosfera, o Amanhã é Agora e do kit interativo de mapeamento das reservas da biosfera no continente africano. O documentário, de 48 minutos, disponível inicialmente apenas em inglês, tenta explicar o conceito de Reservas da Biosfera através de exemplos em três continentes. A equipe de produção visitou Brasil, México, Estados Unidos e Canadá.
Segundo representantes da produtora “Television Biosfera”, que trabalhou em conjunto com a Unesco na iniciativa, o documentário apresenta “pessoas comuns, responsáveis por iniciativas extraordinárias” que “guiam os espectadores através das reservas explicando a essência desses locais e do patrimônio mundial”. A Unesco está aproveitando a data para lançar outra iniciativa: o Kit Interativo de Mapeamento das Reservas da Biosfera no Continente Africano, que está disponível na Internet.
O projeto consiste de um mapa digital interativo onde cada ‘Reserva da Biosfera’ é ligada a um conjunto de dados por hyperlinks. Através de um simples clique, os usuários terão acesso a um zoneamento detalhado, coordenadas geográficas e diversos outros detalhes, incluindo consulta de imagens através do serviço oferecido em parceria com o Google. O kit interativo foi desenvolvido pela Unesco com o apoio técnico do Centro Regional para o Mapeamento de Recursos para o Desenvolvimento do Nairóbi, no Quênia. Os dados foram fornecidos pelos gestores das Reservas da Biosfera e pelos comitês nacionais do projeto “O Homem e a Biosfera”.
Rádio ONU, parceira da EcoAgência
|