Untitled Document
Bom dia, 29 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Vida Marinha

Sexta-feira, 06 de Julho de 2012

 
     

Primeiras baleias-francas são registradas no litoral catarinense

  

Equipe do Projeto Baleia Franca (PBF/Brasil) já registrou 20 avistagens nas praias do litoral Sul.

  

PBF    
Baleia-Franca avistada na praia de Itapirubá


Por Projeto Baleia Franca (PBF/Brasil)

A temporada reprodutiva das baleias-francas começou efetivamente há poucos dias e 20 avistagens já foram registradas entre os municípios de Torres (RS) e Garopaba (SC). Segundo a Diretora de Pesquisa do Projeto, Karina Groch, a maior parte dos animais começa a chegar a partir da segunda quinzena de julho, porém, é comum avistagens esporádicas a partir de junho. “Isso pode ser um sinal de uma temporada com mais indivíduos, porém é necessário aguardarmos a realização no nosso primeiro sobrevoo para termos um indicativo melhor da tendência desta temporada. A partir da próxima semana iniciaremos as atividades em campo, e o primeiro sobrevoo será realizado no final do mês” revela Karina.

Há duas semanas os pesquisadores do Projeto Baleia Franca estão realizando treinamento com voluntários selecionados para integrar a equipe nesta temporada. São estudantes e alguns recém-formados nas áreas de biologia, medicina veterinária e psicologia. “Este ano selecionamos uma estudante de psicologia para a equipe já que ela demonstrou interesse em comportamento animal e por isso se candidatou ao estágio”, diz a Diretora de Pesquisa.

O treinamento tem duração de dez dias e consiste na realização de aulas teóricas sobre as baleias-francas, metodologia de trabalho, atividades a serem realizadas, e aulas práticas de monitoramento em campo. “Nesta semana, por exemplo, tivemos o registro de uma baleia-franca adulta durante uma aula prática. Ela estava sozinha e permaneceu um pouco mais de quatro horas nas proximidades do costão de Itapirubá. A presença desta baleia proporcionou aos voluntários a experiência de praticar em campo alguns aspectos abordados nas aulas teóricas e foi uma prévia do que será o programa de voluntariado ao longo dos próximos dias”, diz Karina.

Os voluntários irão participar do monitoramento das baleias-francas na APA da Baleia Franca, realizando atividades de observação sobre o uso de habitat e comportamento, atendimento a encalhes, monitoramento de atividades antrópicas como o turismo de observação embarcado, trabalho de conscientização das comunidades locais e usuários da região, incluindo o atendimento ao público no centro de visitantes, além do monitoramento das baleias-francas no Porto de Imbituba. Nesse segmento o monitoramento é realizado a partir de três pontos de observação onde as equipes monitoram toda a enseada do Porto e adjacências.

O projeto científico de preservação desenvolvido pela ONG engloba atividades de pesquisa e a conservação do habitat, monitoramento, controle populacional (como reconhecimento dos animais a partir da foto-identificação individual), programas de conscientização e formulação de políticas públicas com o objetivo de garantir a convivência harmoniosa entre a atividade comercial do porto e a presença das baleias-francas.

Para saber mais sobre o Programa de voluntariado basta acessar o site:
http://www.baleiafranca.org.br/oprojeto/oprojeto_estagios.htm

 

PBF-Brasil/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008