Untitled Document
Boa tarde, 03 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Código Florestal Brasileiro

Domingo, 13 de Novembro de 2011

 
     

Comitê avalia votação do novo Código Florestal no Senado como um grande retrocesso

  

Principais problemas são possibilidade para anistiar todos os desmatamentos ilegais feitos até 2008; a falta de regras diferenciadas para os pequenos agricultores; e a ausência de regras claras para evitar novos desmatamentos em beiras de rios e nascentes.

  

Estudantes protestaram durante a votação


Por Pulsar Brasil

A votação ocorreu numa tumultuada sessão das comissões de Ciência e Tecnologia (CCT) e Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que aprovaram o texto-base do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) para o novo Código Florestal.

O Comitê aponta como principais problemas que permanecem no projeto: a possibilidade para anistiar todos os desmatamentos ilegais feitos até 2008; a falta de regras diferenciadas para os pequenos agricultores; e a ausência de regras claras para evitar novos desmatamentos em beiras de rios e nascentes.

De acordo com o Comitê, outro triste episódio foi a truculência da Polícia do Senado, que violentamente acabou com a manifestação pacífica de estudantes contrários à aprovação do projeto. Os integrantes do Comitê evidenciam seu repúdio à violência praticada contra os manifestantes e exigem a apuração e punição dos responsáveis.

Caso o texto do novo Código Florestal seja aprovado no Senado, o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável convoca a a sociedade a iniciar uma ampla campanha pelo veto ao projeto por parte da presidenta Dilma Rousseff. Segundo o Comitê, isso evitaria “um dos maiores retrocessos na legislação ambiental brasileira”.


 

Pulsar Brasil - EcoAgência

  
  
  Comentários
  
ROBERTO - 14/11/11 - 17:28
Está na hora do Congresso Nacional aprovar um código que represanta os interesses de quem trabalha com a terra: os agricultores. Se o Senado "maquiar", a Câmara deve rejeitá-lo e aprovar algo que defenda os interesses do Agronegócio, sem considerar as opiniões dos mercenários de plantão. A presidente não vetará nada. Se vetar, derruba-se o veto.
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008