Untitled Document
Boa noite, 28 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Prêmios

Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2011

 
     

Silvio Tendler recebe prêmio pela produção de O veneno está na mesa

  

O pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Alexandre Pessoa, é um dos vencedores do prêmio Parceiros da Paz e da Sustentabilidade 2012-2016.

  

Silvio Tendler


Por Agência Fiocruz

O pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Alexandre Pessoa, é um dos vencedores do prêmio Parceiros da Paz e da Sustentabilidade 2012-2016, que inclui uma relação de personalidades, instituições, cidades, profissionais da mídia e empresas que se destacaram por sua responsabilidade social e ambiental por meio de um rigoroso processo de certificação independente coordenado pela Agência Brasil Sustentável. O comitê certificador do prêmio é formado pelas instituições: Agência Brasil Sustentável, International Global Water Coalition (iGWC), Conselho de Defensoria Social e Agência Latinoamericana para o Desenvolvimento Sustentável (Alades).

Alexandre recebeu o prêmio pelo apoio científico às comunidades afetadas pela TKCSA (ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico) e à Campanha contra Agrotóxicos e pela Vida, que tem o apoio da EPSJV. Alexandre faz parte do GT da Fiocruz, que tem a participação de pesquisadores de diversas unidades da Fundação e que analisa os impactos socioambientais e à saúde da TKCSA na comunidade de Santa Cruz.

O cineasta Silvio Tendler também foi premiado pela produção e direção do documentário O veneno está na mesa, produzido com o apoio da EPSJV/Fiocruz, que denuncia o consumo de 5,2 litros/ano de veneno pela aplicação de agrotóxicos na produção de alimentos pelo agronegócio com danos irreparáveis à saúde da população.

O anúncio dos vencedores será realizado neste sábado (10/12), no Rio de Janeiro, e no dia 12 de dezembro, em Curitiba. No Rio, o evento marca a abertura da Semana Internacional de Direitos Humanos com palestras e debates, a partir das 10h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Previdência e Saúde do Rio de Janeiro (Sindsprev-RJ), na Rua Joaquim Silva, 98, próximo aos Arcos da Lapa.
A entrega das premiações ocorrerá durante a próxima Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), que a ONU realizará em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

Agência Fiocruz/EcoAgência

  
  
  Comentários
  
Isidoro Gonçalves - 09/12/11 - 15:08
O prêmio, infelizmente, não foi merecido. O pesquisador utilizou-se de metodologias e técnicas pouco apuradas para chegar a conclusões distorcidas. Usando a literadura clássica das siderurgias, baseou todo o estudo que não se aplica à realidade da empresa objeto do assunto, por portar tecnologia que não existia à época em que a literatura clássica foi produzida. Logo, o apoio técnico do profissional não merece prêmio, mas sim, uma repreenda técnica.
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008