Untitled Document
Bom dia, 29 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental

Domingo, 20 de Novembro de 2011

 
     

"Sinfonia de sotaques" marcou o I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental

  

Reunidos na PUC/RJ, professores, estudantes e jornalistas ambientais decidiram constituir uma organização que reúna pesquisadores dessa área de todo o país.

  

EcoAgência - NEJ/RS    
Pesquisadores ambientais assistem apresentação de trabalhos


Por Juarez Tosi, especial para EcoAgência de Notícias Ambientais

O jornalismo ambiental brasileiro está ganhando uma nova forma de trabalho. São os professores, estudantes e profissionais da área da pesquisa em jornalismo ambiental que estão constituindo uma nova organização. Na última semana, durante o I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, realizado em meio ao IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, na PUC do Rio de Janeiro, foi constituído o embrião da nova entidade. No encontro, que durou dois dias, foram apresentados 36 trabalhos, de alta qualidade, que refletem os avanços ocorridos na pesquisa nos últimos anos.

De acordo com a jornalista gaúcha que atualmente trabalha no Mato Grosso, Gisele Neuls, o objetivo é que até o próximo Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que deverá ocorreu em 2013, se fortaleça esse trabalho para a criação de uma organização que reúna os pesquisadores em jornalismo ambiental de todo o país. Entre os principais pontos positivos do encontro, segundo Gisele Neuls, estão a participação significativa dos estudantes da graduação; a diversidade regional, ou como ela mesma define "a sinfonia de sotaques"; e a participação de profissionais que estão no mercado, além dos pesquisadores acadêmicos.

A mesma sensação é manifestada jornalista, doutora em ciências da comunicação pela ECA/USP e professora da UFRGS, Ilza Maria Tourinho Girardi. Ela destaca que o encontro realizado no Rio de Janeiro é a continuação de um trabalho que começou em 2007, durante o II Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, em Porto Alegre/RS. Na ocasião, lembra Ilza, que também é diretora do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), foi editado o livro "Jornalismo Ambiental - Desafios e Reflexões", com cerca de 500 páginas, que hoje é referência para estudantes e profissionais que atuam na área.

O anfitrião do evento, coordenador do curso de Comunicação da PUC/RJ, Leonel Aguiar, disse esperar que os participantes repliquem e incentivem seus colegas na graduação, mestrado e doutorado a fazer com que esse campo de pesquisa cresça e se fortaleça.

Para o jornalista e professor da Fiocruz (RJ) Fabrício Ângelo, um dos coordenadores da mostra, essa foi uma boa oportunidade para que pesquisadores, docentes e discentes pudessem se encontrar e dialogar sobre seus trabalhos e trajetórias na área. "Nosso congresso", enfatizou, "ainda é visto pelas instituições de pesquisa como um evento mais profissional do que acadêmico, o que dificulta principalmente a obtenção de recursos federais. Então resolvemos nomear a mostra, para assim dar mais visibilidade as pesquisas que vem sendo desenvolvidas em todo o país na área de comunicação e meio ambiente". 

Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008