Untitled Document
Bom dia, 28 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Saúde

Segunda-feira, 24 de Outubro de 2011

 
     

Puyehue: Alerta quanto a presença de cinzas vulcânicas no ar do RS

  

O Vulcão Puyehue é um vulcão situado na Cordilheira dos Andes no sul do Chile, a 2.240 metros de altitude. Desde 4 de junho de 2011, ele está em erupção.

  

Erupção do vulcão Puyehue em 2011


Por EcoAgência de Notícias, com informações da Secretaria da Saúde - RS

O Centro Estadual da Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul faz um alerta quanto a presença de cinzas vulcânicas no ar do Estado, provenientes do vulcão chileno Puyehue. Apesar da situação atual não representar um problema de maior gravidade, pessoas mais vulneráveis aos impactos causados pela poluição atmosférica (pneumopatas, cardiopatas, crianças e idosos) devem tomar alguns cuidados. Essas pessoas são as mais suscetíveis a desenvolver problemas devido às cinzas. A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à Qualidade do Ar, da Secretaria da Saúde do Estado, seguirá acompanhando a situação.

O Centro divulgou algumas recomendações gerais à população: manter-se hidratado, tomar pelo menos 2 litros de água por dia; evitar esforço físico desnecessário (principalmente os grupos mais vulneráveis à poluição atmosférica); pneumopatas e cardiopatas devem redobrar a atenção no uso de seus medicamentos de costume e seguir as recomendações médicas para que os sintomas não aumentem e a doença não se agrave; portadores de asma, rinite, bronquite e enfisema devem seguir o uso de medicamentos rotineiros de controle das enfermidades para que os sintomas não aumentem; as pessoas que usam lentes de contato devem ficar atentas com maior ressecamento dos olhos.

Quaisquer possíveis efeitos na saúde da população devido à exposição às cinzas vulcânicas provavelmente serão passageiros, segundo o Centro. Em caso de necessidade, as pessoas devem procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Vulcão Puyehue

O Vulcão Puyehue é um vulcão situado na Cordilheira dos Andes no sul do Chile, a 2.240 metros de altitude. Desde 4 de junho de 2011, ele está em erupção violenta e espetacular. Localizado no Parque Nacional Puyehue, nos Andes Chilenos, o vulcão Puyehue faz parte do complexo Puyehue-Cordón Caulle (PCCV), que abriga mais três vulcões: a Cordilheira Caldeira Nevada, Mencheca e Cordón Caulle.

Como a maioria dos estratovulcões na Zona Vulcânica Sul dos Andes, Puyehue e Cordón Caulle estão localizados ao longo de uma falha transversa, cortada pela grande falha Liquine-Ofqui, que corre em sentido norte-sul. O complexo vulcânico é responsável por moldar a paisagem local e produzir uma enorme variedade de formações vulcânicas ao longo dos últimos 300 mil anos. Domos de lava, caldeiras e diversas crateras podem ser encontradas na área além de uma ampla variedade de rochas de origem vulcânica.

Erguendo-se a 2236 metros acima do nível do mar, o vulcão Puyehue está construído sobre uma grande caldeira de 2.4 km de largura, formada nos últimos 11500 anos, no período Holoceno. Junto com seu vizinho Cordón Caulle, entrou em erupção em 1960, logo após o maior terremoto já registrado, de 9.5 graus ocorrido na cidade de Valdivia. A região de Puyehue-Cordón Caulle é uma das mais importantes áreas de exploração de energia geotérmica do Chile. Ali, diversos tipos de atividades podem ser observadas, desde fumarolas até águas em ebulição.

Secretaria da Saúde - RS/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008