Com um projeto que por meio da reutilização de óleo de cozinha, fabrica itens de higiene e limpeza, como sabão e sabão líquido, a “Cooperativa de Trabalho Mundo mais Limpo: preservação ambiental e protagonismo feminino” foi a vencedora, em São Leopooldo, na premiação do Ciclo da Sustentabilidade – Edição Ciclo Verde, que contemplou quatro projetos gaúchos voltados à sustentabilidade. Os ganhadores terão apoio técnico de uma consultoria especializada, apoio financeiro de R$ 10 mil e participação em um documentário nacional.
Em Montenegro, o ganhador foi o projeto “Gotas dos ODS”, de Diego Gazola, uma iniciativa que propõe levar mensagens de conscientização sobre sustentabilidade por meio de intervenções artísticas espalhadas pela cidade. Representando o município de Nova Santa Rita venceu a iniciativa “Produção Orgânica e Biodiversidade”, de Olímpio Vodzik, que visa o cultivo de produtos orgânicos e um ponto de educação ecológica para estudantes e produtores rurais.
Já a Escola Municipal Aly de Lima Poeta foi vitoriosa com o projeto “Uma Escola de Portas Abertas”, na cidade de Triunfo. O objetivo desse projeto é a construção de um espaço para aulas de educação ambiental e de socialização da comunidade. Ao todo, foram 110 projetos inscritos para o prêmio no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro durante os meses de abril e maio.
Composta por representantes das empresas patrocinadoras, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, imprensa local e da sociedade civil, a banca julgadora elegeu as melhores ideias participantes que buscam solucionar e/ou minimizar problemas socioambientais nas localidades e que foram identificados por pessoas físicas, ONGs, coletivos e instituições de ensino.
O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e a EcoAgência tiveram um representante na comissão julgadora de São Leopoldo, na última sexta-feira (10). À tarde, aconteceu a premiação, na Prefeitura de São Leopoldo. Agora, para iniciar o cronograma de execução, na próxima semana, já estão agendadas reuniões com todos os projetos e as visitações aos espaços. O objetivo é mapear com cada representante os principais objetivos, metas e expectativas de resultados de cada projeto.
Os vencedores, além de terem suas histórias retratadas em um filme documentário nacional sobre sustentabilidade de 52 minutos, ganharão um vídeo institucional próprio. A parceria com o Ciclo Verde é uma iniciativa que mobiliza pessoas, ONGs e escolas a observarem os problemas socioambientais de sua comunidade e proporem soluções para minimizá-los ou solucioná-los.
A iniciativa, apresentada pelo Ministério da Cultura, conta com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação dos municípios e com o patrocínio das multinacionais Lanxess e Arlanxeo.
Os vencedores:
Montenegro - Projetos ganhadores:
1° - Gotas dos ODS
2° - E.M.E.F. Bello Faustino dos Santos
3° - Agricultura Biodinâmica nas Escolas - Pedagogia do Fazer
Triunfo - Projetos ganhadores:
1° - E.M.E.I. Aly de Lima Poeta: Uma Escola de Portas Abertas
2° - Sustentabilidade: Legado Imprescindível
3° - Reciclagem de lixo
Nova Santa Rita - Projetos ganhadores:
1° - Produção Orgânica e biodiversidade
2° - Água Boa para Todos
3° - Bilhete Azul: uma proposta de Educação Ambiental
São Leopoldo - Projetos ganhadores:
1° - Cooperativa de Trabalho Mundo mais Limpo: preservação ambiental e protagonismo feminino
2° - Fortalecendo a coleta seletiva em São Leopoldo/RS com a instalação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV)
3° - Projeto Horta Mãe-da-Terra: Educação Ambiental e Cidadania.