 |
Exploração de diamantes na RD Congo |
Por Leda Letra - Rádio ONU As Nações Unidas marcam nesta terça-feira, 6, o Dia Internacional para Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Guerras e Conflitos Armados. Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, pelo menos 40% de todos os conflitos internos dos últimos 60 anos estiveram ligados à exploração de madeira, diamantes, ouro, petróleo, gás ou a recursos escassos, como terra fértil e água.
Em mensagem sobre a data, o Secretário-Geral afirmou ser preciso "reconhecer a paz e a segurança como dimensões críticas para o desenvolvimento sustentável". Ban Ki-moon destacou que, desde 1990, houve exploração de recursos naturais em pelo menos 18 conflitos violentos. O secretário-geral lembrou ainda que "não pode haver paz se há destruição de recursos que são a fonte de renda da população."
Ban citou o Afeganistão, onde uma recente descoberta de minerais levantou o receio de que um novo conflito civil aconteça. Já sobre a República Democrática do Congo, ele destacou que reservas de estanho, tântalo e ouro são usadas para financiar grupos armados.
Ban Ki-moon apelou para que seja feito mais para prevenir disputas sobre recursos naturais e aumentar seus benefícios em prol da manutenção da paz.
Rádio ONU, parceira da EcoAgência
|