Untitled Document
Boa noite, 28 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Personalidades

Quarta-feira, 29 de Agosto de 2012

 
     

Assembleia gaúcha aprova Prêmio “Pioneiras da Ecologiaâ€

  

Prêmio homenageará pessoas e instituições que se destacarem na realização de ações que contribuam para o desenvolvimento ambientalmente sustentável, sendo que as primeiras homenageadas são Hilda Zimmermann, Giselda Castro e Magda Renner.

  

Magda Renner, Giselda Castro e Hilda Zimmermann são as primeiras pioneiras homenageadas


Por Agência do Notícias ALRS

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nessa terça-feira (28), em sessão ordinária realizada na 35ª Expointer, em Esteio, projeto de resolução de iniciativa da deputada Marisa Formolo (PT) que concede o prêmio “Pioneiras da Ecologia” como reconhecimento pela atuação para a sustentabilidade socioambiental no Rio Grande do Sul.

O prêmio homenageará pessoas e instituições que se destacarem na realização de ações que contribuam para o desenvolvimento ambientalmente sustentável. Os escolhidos receberão o troféu com o nome de três pioneiras da Ecologia no Rio Grande do Sul: Hilda Zimmermann, Giselda Castro e Magda Renner. “Estas mulheres dedicaram sua vida à defesa do ambiente, à luta contra os defensivos agrícolas, que assumiu amplitude internacional, à elaboração e aprovação da Lei dos Agrotóxicos, à luta pelo desarmamento nuclear e por um desenvolvimento sustentável", recordou a parlamentar.

Marisa enfatizou o papel histórico das três mulheres, que, junto com o ecologista José Lutzenberger, trabalharam de forma incansável e fundaram a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), uma das entidades ambientalistas mais antigas do país. A deputada também relacionou o papel de vanguarda das lutadoras nas campanhas de proteção de parques, preservação dos rios e na coleta seletiva. "A violência contra as mulheres também está no ato do não reconhecimento de suas lutas e o troféu se traduz nesse reconhecimento pela atuação no campo socioambiental", salientou.

A gestão do Prêmio “Pioneiras da Ecologia” pela Atuação para a Sustentabilidade Socioambiental ficará sob a responsabilidade da Mesa Diretora da Assembleia e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa. O candidato poderá ser apresentado por um deputado, ser indicado por uma organização da sociedade ou fazer a sua própria inscrição. Na categoria institucional poderão participar organizações públicas e privadas, com e sem fins lucrativos, governamentais e não-governamentais, desde que desenvolvam ações de destaque na área da sustentabilidade socioambiental.

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008