Arquivo EcoAgência |
 |
Augusto Carneiro, em 2007, falou aos participantes do II CBJA, em Porto Alegre |
Por Redação da EcoAgência Neste sete de abril de 2014, Augusto César Cunha Carneiro, aos 91 anos, despediu-se dos familiares, amigos e tantos seguidores engajados na luta em defesa do meio ambiente, a qual foi um dos pioneiros na construção. Ele esteve internado por algumas semanas no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre, com dificuldades respiratórias e em outros órgãos. Morreu durante a madrugada de hoje. O velório será no Cemitério São Miguel e Almas e o enterro está marcado para às 19h.
Há quase sete anos, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), homenageou Augusto Carneiro durante a realização do II Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA) em Porto Alegre. Foi ele o responsável pela criação da primeira rede de comunicação ambiental. De acordo com a notícia da EcoAgência, "Já no início dos anos 70, Carneiro se empenhava, na capital gaúcha, em reproduzir textos, primeiro em mimeógrafo e mais tarde em xerox, que trouxessem boas ideias e informações importantes sobre ambientalismo, que depois eram distribuídos da forma mais ampla possível. O objetivo era criar uma rede de informações sobre ecologia e promover a consciência ambiental". O seu empenho motivou aqueles que, desde então, participam das redes para a difusão do Jornalismo Ambiental.
Augusto Carneiro foi o articulador da fundação da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), da Fundação Gaia e da PANGEA - Associação Ambientalista Internacional. Esteve desde o início com uma banca de venda de livros na Feira Ecológica, na Av. José Bonifácio. Na juventude foi membro do Partido Comunista, tendo sido o responsável pela Livraria Farroupilha. Participou da realização da primeira Feira do Livro de Porto Alegre e, em 2003, lançou durante este evento, o livro "A História do Ambientalismo". A partir de 1971, foi companheiro de José Lutzenberger na AGAPAN e na Fundação Gaia. Recentemente, apoiou a criação do Instituto Augusto Carneiro.
Leia também:
Gratidão ao criador da rede
Augusto Carneiro autografa hoje na Feira do Livro "A História do Ambientalismo"
Imagens do Núcleo de Ecojornalistas do RS
EcoAgência
|