Untitled Document
Boa noite, 19 de abr
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Educação Ambiental

Terça-feira, 31 de Janeiro de 2012

 
     

VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental inspira conexão de educadores

  

Evento visa a instigar pessoas a se conectarem aos temas do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA), como ponte para a Rio+20, conferência da ONU a ocorrer em junho próximo, no Rio de Janeiro.

  


Por Silvia Czapski - VII FBEA

Começa nesta sexta-feira, dia 3, às 18h30min, o 1º Encontro de Educadores Ambientais Populares de Suzano (SP), evento pioneiro na região, no qual - partindo do propósito de integrar os cerca de 240 participantes de um inédito Programa Municipal de Educação Ambiental Popular organizado neste município da Grande São Paulo em 2011 - instigará estas pessoas a se conectarem aos temas do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA), como ponte para a Rio+20, conferência da ONU a ocorrer em junho próximo, no Rio de Janeiro. Quem detalha é a bióloga e educadora ambiental Maria Henriqueta Raymundo, coordenadora deste trabalho na prefeitura de Suzano, e da área de Encontros das Redes e Coletivos do VII FBEA, que acontecerá entre 28 e 31 de março em Salvador (BA), sendo o maior evento da educação ambiental no país e marco preparatório para a Rio+20.

"Em 2011, promovemos oito oficinas locais da II Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental, que é um dos eixos temáticos do VII FBEA. A programação, aberta para todos munícipes, atraiu pessoas de todas as idades e diferentes perfis profissionais", diz ela. Agora, todos os formandos foram convidados ao Encontro de Suzano, que prosseguirá até domingo, dia 5, com dois desafios aos participantes. Primeiro, debater os tres eixos temáticos (fortalecimento dos educadores em rede, aprofundar o Tratado Internacional de Educação Ambiental, e questões centrais da Rio+20), e os oito níveis de sustentabilidade propostos pelo VII FBEA: educação, cultura, economia, espiritualidade, saúde, política, ecologia e comunicação.

Em seguida, conforme padrões do trabalho colaborativo, deverão tomar parte de reuniões, rodas de conversa e usar a internet a fim de avançar em propostas de sensibilização e mobilização da sociedade para estas questões. Ao final, por eleição direta, dois educadores populares de Suzano serão escolhidos pela turma como representantes do grupo no FBEA, em Salvador, Bahia, no final de março.

Missão cheia de responsabilidades, explica a coordenadora, ao contar que os dois representantes deverão registrar o evento com entrevistas, vídeos, fotografias, e - no último dia - haverá uma transmissão ao vivo com os educadores ambientais populares que ficaram em Suzano, para trocas de informações, reflexões, ações e imagens, de modo a animar os diálogos da Reunião Local do VII Fórum, que estará em curso em Suzano.

"É uma forma desafiadora adotada pelo Programa Municipal de Educação Ambiental Popular da Prefeitura de Suzano para fazer a conexão das questões locais, regionais, nacionais e globais, colocando em prática os princípios básicos da educação ambiental", encerra a coordenadora, ao dizer que o Brasil tem avançado da Educação Ambiental. "Tivemos um salto de qualidade a partir de 2003, quando foi regulamentada a lei que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental. Hoje, Educação Ambiental é pensada, vista e desenvolvida como política pública."

A cerimônia do dia 03, em Suzano, é aberta e gratuita para todos interessados.

VII FBEA

Realizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental - Rebea (formada pela articulação de 45 redes e coletivos de educação ambiental no país), com a Rede Baiana de Educação Ambiental - Reaba, e Instituto Roerich de Paz e Cultura do Brasil, o VII FBEA já conquistou o apoio institucional de três Ministérios - da Educação, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário -, além de órgãos estaduais - Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, da Educação e do Planejamento -, da Itaipu Binacional, do CNPq e do Sesc-BA.

O VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA) tem um espaço virtual, onde dá para buscar mais informações (inclusive de hospedagem mais barata) e fazer inscrições: http://viiforumeducacaoambiental.org.br.

 

VII FBEA/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008