Untitled Document
Boa tarde, 28 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Dia da Ãvore

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2012

 
     

Documento alerta contra a destruição do Pampa pelos monocultivos arbóreos

  

A resistência a expansão das monoculturas de árvores é uma iniciativa da Rede Contra o Deserto Verde, desde 2004, que denuncia a ameaça do agronegócio sobre a soberania de povos, privatizando os bens naturais e coletivos.

  


Por Redação da EcoAgência, com informações de Amigos da Terra

No Dia Internacional de Luta contra os Monocultivos de Árvores, 21 de setembro, ambientalistas divulgam o manifesto “Alerta aos Gaúchos: O Deserto Verde Está Consumindo o Pampa”. O documento afirma que “as corporações, compradoras de imensos territórios, além de degradarem o meio ambiente, impactarem fauna e flora desses lugares em função do uso intensivo de agrotóxicos e outras práticas predatórias, também acabam gerando graves conflitos com as populações que, historicamente, residem nessas áreas”.

O “Alerta aos Gaúchos” destaca a compra de 100 mil hectares do Pampa do Rio Grande do Sul pela CMPC, mesma empresa que explora os campos do povo Mapuche no Chile, país de origem da multinacional. A concentração de riquezas e territórios vitima o Pampa uruguaio também, onde a área de monocultivos arbóreos chega a um milhão de hectares e se multiplicam fábricas de celulose em vários pontos do país. O impacto sofrido no Uruguai é conhecido no Pampa gaúcho: escassez de água e erosão do solo, aumento do preço da terra, formação de latifúndios e estrangeirização do território.

Leia o Alerta aos Gaúchos: O Deserto Verde Está Consumindo o Pampa assinado pelos Amigos da Terra Brasil, Centro de Estudos Ambientais (CEA), Casatierra, Catarse, Econsciência e Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas.

Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008