Untitled Document
Bom dia, 20 de abr
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Vida Marinha

Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2011

 
     

Velejadores brasileiros darão a volta ao mundo coletando plásticos

  

A Expedição 4 Ventos coletará material plástico na superfície oceânica predominantemente equatorial e documentará a vida marinha e as curiosidades das mais remotas ilhas do mundo.

  


Por Global Garbage

Marcela Rocha e Danilo Mesquita, ela jornalista e ele produtor de áudio e vídeo, ambos instrutores de mergulho e velejadores. Este jovem casal cheio de coragem e disposição topou o desafio de navegar o mundo por cerca de dois anos coletando plásticos no mar para o IOUSP e documentando a vida marinha e humana nas mais remotas ilhas do mundo.

Milhares de partículas plásticas que bóiam na superfície dos oceanos acabam sendo ingeridas por peixes, pássaros e mamíferos, representando um risco real para a vida destes animais, assim como para seus predadores. Muitos estudos sobre plásticos têm sido desenvolvidos principalmente nos oceanos do hemisfério norte, porém pouco se sabe sobre a real situação das águas costeiras do Brasil no que diz respeito à poluição por plásticos. A expedição percorrerá todos os oceanos do mundo coletando plásticos na superfície d’água.

A Expedição 4 Ventos será uma volta ao mundo a bordo de um veleiro, coletando material plástico na superfície oceânica predominantemente equatorial e documentando em fotos, vídeos e textos, a vida marinha e as curiosidades das mais remotas ilhas do mundo. A expedição representara o mais extenso esforço amostral já realizado por brasileiros para o estudo sobre plásticos nos oceanos.

Pesquisadores do IOUSP embarcaram na idéia da expedição e desenvolveram uma rede especialmente projetada para a coleta de plásticos na superfície d’água por veleiros ou pequenas embarcações. Além disso, os pesquisadores conduzirão um estudo sobre a distribuição do material plástico coletado e outro sobre os poluentes orgânicos associados a este material plástico.

Uma expedição deste porte envolve gastos com alimentação, diesel e manutenção do veleiro. Até o final de fevereiro, a Expedição 4 Ventos busca parceiros através do site de financiamento colaborativo Catarse. O site possibilita que qualquer pessoa contribua com quantias a partir de R$20.

Global Garbage/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008