Untitled Document
Boa noite, 19 de abr
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Quarta-feira, 12 de Setembro de 2012

 
     

Erosão de áreas costeiras é subestimada, afirma Unesco

  

Alguns litorais podem estar desaparecendo duas vezes mais rápido do que se imaginava; nova projeção leva em consideração mudanças no índice de chuvas e outras consequências das mudanças climáticas.

  

Unesco    


Por Camilo Malheiros Freire - Rádio ONU

Um novo estudo da Unesco afirma que os litorais podem estar desaparecendo duas vezes mais rápido do que se imaginava, principalmente em regiões de enseadas. Cientistas já haviam concluído que as mudanças climáticas e o aquecimento global derreteria parte da massa dos pólos, fazendo subir o nível dos mares, e erodindo litorais em todo o mundo.

A Unesco destaca que um modelo de projeção mais preciso, desenvolvido pelo cientista Rosh Ranasinghe, leva a resultados "mais ameaçadores." A novidade já foi testada em duas regiões costeiras, no Vietnã e na Austrália. Segundo a agência da ONU, os resultados mostraram que a erosão dessas áreas litorâneas estava sendo "subestimada". A nova projeção permite cálculos mais precisos e rápidos e leva em consideração mudanças no índice de chuvas e outras consequências do aquecimento global.

A Unesco espera que novas previsões ajudem no planejamento urbano e na gestão de áreas costeiras, já que cientistas continuam estudando a erosão dos litorais.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008