 |
Serge Latouche é sociólogo, antropólogo, professor de Ciências Econômicas na Universidade de Paris-Sul |
Por IHU On-Line Serge Latouche, teórico do decrescimento, estará em Porto Alegre no dia 21 de novembro para ministrar a palestra "Desenvolvimento Humano, Decrescimento e a Sociedade Convivial". O evento ocorrerá no campus da Unisinos de Porto Alegre, às 19h30min. Ele está no país e palestrou nesse sábado (12/11) em Cuiabá e no dia 18 em Curitiba.
A palestra com Serge Latouche faz parte do V Congresso da cidade de Porto Alegre, que ocorre desde o início do ano com o tema "Planejando e construindo a Porto Alegre do futuro. Desenvolvimento Sustentável e da Inclusão Social. Cuidando de Porto Alegre 2011-2022". As inscrições estão abertas.
Além de economista, Serge Latouche é sociólogo, antropólogo, professor de Ciências Econômicas na Universidade de Paris-Sul e presidente da Associação Linha do Horizonte. É doutor em Filosofia, pela Université de Lille III, e em Ciências Econômicas, pela Université de Paris, diplomado em Estudos Superiores em Ciências Políticas, pela Université de Paris, e diretor de pesquisas.
Em resposta à pergunta do IHU Online sobre quais os princípios do decrescimento, lembrou que o produto interno bruto não pode mais crescer, e disse que a única possibilidade para escapar do pauperismo tanto no Norte como no Sul é a de retornar aos elementos fundamentais do socialismo. E enfatizou: "mas sem esquecer, desta vez, a natureza: repartir o bolo de maneira equitativa".
Latouche imagina uma sociedade ecossocialista e mais democrática como alternativa a crise civilizacional a qual nos encontramos. Para a professora Marilene Maia, uma das organizadoras do Congresso na área de Desenvolvimento Humano, "com certeza as propostas de Latouche, que articulam possibilidades para o enfrentamento da crise econômica e civilizacional, poderão apontar perspectivas alternativas para avaliar a Porto Alegre que temos e a Porto Alegre que queremos".
Mais informações no Blog do IHU:
Como se faz uma revolução cultural. Artigo de Serge Latouche
Decrescimento ou barbárie! Entrevista especial com Serge Latouche
A opção pelo decrescimento ‘O Planeta necessita que mudemos de modelo de vida’
Decrescimento. Latouche, a felicidade com menos. ‘Melhor lixo é aquele não produzido…
O decrescimento como condição de uma sociedade convivial
IHU On-Line - EcoAgência
|