A orla do Guaíba, em especial no ponto próximo à Usina do Gasômetro, reúne a cada final de semana dezenas de milhares de pessoas em busca de lazer e convivência em Porto Alegre (RS).
Esse direito dos cidadãos a uma livre relação com o território da capital gaúcha foi assegurado através de uma luta corajosa nos anos 1980, que reuniu mais de 100 entidades, com destaque para ambientalistas da Agapan – Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural.
Para chamar a atenção da população contra um projeto imobiliário que iria privatizar a orla, os ambientalistas não hesitaram em escalar perigosamente a chaminé do gasômetro, onde instalaram uma faixa de protesto. A ação trouxe a público toda a problemática e mudou o rumo da intenção de reservar para poucos as belezas e a natureza do Guaíba.
Essa e outras histórias são relatadas pelo professor e filósofo Celso Marques, recheadas por profundas reflexões sobre os rumos da humanidade. Para assistir clique em: https://www.youtube.com/watch?v=sLzR8kUHxU8
O ex-presidente da Agapan e atual monge budista concedeu entrevista para o projeto "Ambientalistas do Sul", uma iniciativa da EcoAgência de Notícias Ambientais, com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem o objetivo de registrar histórias e memórias de importantes ambientalistas dos três estados do Sul.