Acnur |
 |
Menino SÃrio tenta se proteger do frio com um cobertor |
Por Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York As tempestades de inverno no Oriente Médio estão aumentando o sofrimento dos refugiados sírios que vivem nos países da região.
A situação é mais grave na Jordânia, no Líbano e no Iraque, onde as fortes chuvas, neve e as temperaturas abaixo de zero agravaram os problemas.
Alagamentos
Na Jordânia, o campo de refugiados Zatari, que abriga 55 mil sírios, está completamente alagado. A área virou um lamaçal, que dificulta a entrada dos caminhões que trazem os suprimentos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e outras organizações de ajuda distribuíram materiais de emergência, roupas, agasalhos e colchões para os refugiados que perderam o pouco que tinham com as tempestades.
Dinheiro
A representante do Unicef na Jordânia, Dominique Hyde, afirmou que a falta de fundos tem sido o maior impedimendo. Segundo ela, todos os recursos levantados em 2012 já acabaram.
Hyde pediu à comunidade internacional que envie, o mais rápido possível, novas doações para que o Unicef possa atender às necessidades dos refugiados sírios na Jordânia.
Refugiados
A deterioração da situação no campo Zatari acontece ao mesmo tempo em que os refugiados continuam chegando à região. Desde o início de janeiro, mais de 10 mil sírios atravessaram a fronteira com o país vizinho.
Segundo as autoridades, quando as condições climáticas melhorarem espera-se um aumento no fluxo de refugiados buscando abrigo na Jordânia.
Rádio ONU - EcoAgência
|