Untitled Document
Boa tarde, 03 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Biodiversidade

Terça-feira, 25 de Outubro de 2011

 
     

Últimas semanas para ver o espetáculo das baleias francas na costa catarinense

  

Ainda dá tempo de ver as baleias francas no litoral sul de Santa Catarina. Quem ainda não conferiu a temporada 2011 – uma das melhores dos últimos anos - tem até o início de novembro para aproveitar o espetáculo.

  

IBF    


Por Marta Regina V. Schlichting

Desde os primeiros dias de julho deste ano foram contabilizados 173 animais diferentes na temporada 2011 de observação de baleias, uma das melhores dos últimos anos. O número de turistas também cresceu. Mesmo com um inverno rigoroso em julho e agosto, centenas prestigiaram as gigantes do mar e seu espetáculo na costa catarinense (veja abaixo os números parciais da temporada).

Além dos turistas, estudantes de Ciências Biológicas – de diferentes universidades do Brasil - fizeram do whale watching uma plataforma para aumentar os conhecimentos. De acordo com Mônica Pontalti, bióloga responsável pelo Instituto Baleia Franca (IBF), os estudantes também acompanham um mini-curso sobre cetáceos, que é oferecido pela ONG para este tipo de público.

Outro segmento que cresceu muito nesta temporada foi o de operadores internacionais de turismo, que vieram conhecer o whale watching praticado em Santa Catarina. Segundo Enrique Litman – Presidente do IBF e um dos precursores da atividade – isso se deve à divulgação feita junto às mais importantes feiras internacionais de turismo. “Tivemos mais de 70 agências e operadoras da Alemanha, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, Espanha, Itália e outros destinos”, comemora Litman.

Quem ainda não aproveitou, precisa se apressar, antes que as baleias francas iniciem a viagem de 5 mil quilômetros de volta para casa, a Antártica. “É um ciclo que se repete anualmente e que, felizmente, cresce a cada ano, tanto em volume de baleias, quanto de turistas”, diz Litman, que complementa: “o whale watching é uma verdadeira educação ambiental. No IBF, costumamos repetir que a gente preserva aquilo que conhece “.

 




SERVIÇO
Turismo Vida, Sol e Mar
Fones: 48 - 3254-4199 e 48 – 9981-0592
turismo@vidasolemar.com.br
www.vidasolemar.com.br

 

EcoAgência/Sintonia da Terra

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008