Untitled Document
Boa tarde, 29 de fev
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Geral

Segunda-feira, 30 de Abril de 2012

 
     

Serra Gaúcha sedia 1º Fórum Social Empresarial

  

Evento internacional acontece de 9 a 11 de maio para promover a importância da responsabilidade social no desenvolvimento sustentável e na competitividade empresarial.

  


Por Vera Mari Damian - Infinitacom

O 1º Fórum Social Empresarial (FSE) dedicado à temática da responsabilidade social das empresas será realizado na cidade de Bento Gonçalves-RS e prevê palestras e atividades de formação e capacitação com especialistas internacionais, mostra de cases, intercâmbio de experiências e rodadas de negócios. O Fórum é promovido pelo grupo internacional de consultores da ResponsAbility.Co, organização internacional sem fins lucrativos, que acumulam know-how e experiências práticas e metodológicas nos diversos campos da Responsabilidade Social.

“Entre os conceitos que o Fórum se propõe a difundir está o de que ser socialmente responsável se torna mais eficiente e mais barato para uma empresa, seja na gestão ou na fabricação de produtos. Isto vai ampliar a sua própria competitividade no mercado”, afirma um dos organizadores do evento, Jean Carbonera, CEO da ResponsAbility.Co. São co-organizadores a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves (RS), o Centro da Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, a União das Câmaras de Comércio do Vêneto (Unioncamere Veneto - Itália) e a Confederação das Empresas do Senegal. O evento conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e Petrobras.

Entre os palestrantes já confirmados estão Aoua Bocar Ly-Tall, consultora da ONU sobre desenvolvimento Humano, Ornella Cilona, presidente do Comitê Italiano de Responsabilidade Social, e Efrain Peña, coordenador da Liga Mundial de Advogados Ambientalistas.

Resultado

Entre os principais resultados almejados pelo 1º Fórum Social Empresarial está a criação de uma rede internacional de empresas, pessoas e organizações para desenvolver e compartilhar experiências e práticas de RSE, bem como estabelecer novas relações comerciais entre empresas baseadas no fair trade (comércio justo).

O FSE é também uma ótima ocasião para mostrar as boas práticas adotadas pelas empresas que fazem a diferença para os trabalhadores e as comunidades onde a companhia desenvolve as suas atividades. Torna-se ainda a oportunidade para se conhecer boas praticas administrativas, muitas vezes simples e criativas, que resultam em economia de tempo e dinheiro, poluem menos, protegem o ambiente, promovem os direitos humanos e dão mais satisfação aos colaboradores, às suas famílias, às comunidades.

Participantes

O FSE está voltado a empresas socialmente responsáveis ou interessadas em se tornar, especialistas em Responsabilidade Social, entidades públicas e privadas que prestam serviços de alto valor agregado e instituições ativas na promoção da RSE. Também está aberto à população em geral - homens e mulheres - sensíveis aos temas do desenvolvimento sustentável e do crescimento responsável.

O Brasil é destaque

O Brasil foi o escolhido para realização do I Fórum Social Empresarial por ser um dos países na vanguarda no tema da Responsabilidade Social e do Desenvolvimento Sustentável, tendo ocupado a presidência do grupo de trabalho que criou a norma ISO 26000, composto por 400 experts provenientes de quase 100 países. A norma se diferencia das demais ISOs por ser autocertificável. Entre seus requisitos está que os integrantes da “cadeia de valor” sejam integralmente responsáveis. A ISO 26000 já conta pontos extras para os participantes de licitações governamentais, na Itália, como também na Petrobrás, junto aos seus fornecedores.

Mais informações e inscrições – info@forumsocialempresarial.com (54) 3238 6783
www.forumsocialempresarial.com

 

Infinitacom/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008