Untitled Document
Boa tarde, 28 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Ãgua

Terça-feira, 16 de Outubro de 2012

 
     

Estudo da ONU diz que 50% dos pântanos desapareceram no século 20

  

Pesquisa citou o Pantanal brasileiro como um dos mais importantes do mundo ao lado do Lago Chade e Delta do Danúnio; pântanos contribuem para purificação da água e produção de alimentos.

  

Pnuma    


Por Leda Letra - Rádio ONU

A urbanização, a poluição, o uso excessivo da água e a forte produção agrícola levaram ao desaparecimento de metade dos pântanos mundiais no século 20. O alerta, feito nesta terça-feira pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, marca o lançamento de um relatório sobre o tema. O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, afirmou que muitas vezes, medidas políticas "não levam em consideração o que os pântanos fornecem", contribuindo para a sua rápida degradação.

Segundo Steiner, é preciso colocar urgente esses ecossistemas no centro do manejo da água, para que sejam alcançadas as necessidades econômicas, ambientais e sociais da população mundial. O chefe do Pnuma lembrou que até 2050, o planeta terá 9 bilhões de habitantes.
O Pantanal brasileiro é citado como um dos mais importantes do mundo, ao lado do Lago Chade na África e o Delta do Danúbio no leste europeu.

O relatório destaca ainda que desde 1980, 20% dos mangues deixaram de existir. O documento recomenda regulamentações que protegam os pântanos e ressaltem sua importância, e garantam que os pântanos sejam soluções para o manejo da água e da terra. O Pnuma pede ainda maior participação das comunidades, incluindo os povos indígenas, para garantir que os conhecimentos tradicionais estejam integrados na gestão dos pântanos.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008