Untitled Document
Boa tarde, 03 de fev
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Educação Ambiental

Quarta-feira, 17 de Outubro de 2012

 
     

I Mostra Curta Ecologia nesta sexta

  

Na sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mário Quintana às 19h30min com entrada franca

  


Por Cláudia Dreier

No dia 19 de outubro, na Sala Eduardo Hirtz, será realizada a primeira mostra Curta Ecologia com filmes de curta-metragem sobre a Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE. As produções revelam o cotidiano da feira, da produção ecológica e dos consumidores que por ela passam todos os sábados no tradicional local do brique da Redenção. O evento integra a programação de aniversário: “FAE 23 anos promovendo saúde”.
 
Composta por quatro títulos, a sessão inicia com “Composteira doméstica” que compartilha a experiência de uma família ao fazer compostagem em um apartamento próximo à FAE. Em seguida, o “Guardião das Sementes” mostra o modo tradicional de cultivar e preservar as variedades de arroz. O terceiro filme, “Redes auto-sustentáveis” trata da viabilidade de uma agrofloresta na Região de Torres, onde uma variedade auxilia na produção de outras. Os três primeiros filmes foram produzidos e dirigidos pelo Coletivo Catarse.
 
Para encerrar a exibição, o quarto título “Você sabe de onde vêm seus alimentos?” traz cenas cotidianas da Feira dos Agricultores Ecologistas e depoimentos de produtores e consumidores que explicam as bases e relações que permitiu a existência de 23 anos de feira. O último filme foi produzido pelo Coletivo Aura.
 
Após a exibição, em torno de 30 min, haverá uma conversa com os produtores dos filmes, Júlia Saldanha Aguiar e Sérgio Guidoux Kalil, com o feirante Nelson Dihel e o consumidor Bernardo Ioschpe, que também participa do filme do Coletivo Aura.
 
A atividade tem entrada franca, sendo promovido pela Feira dos Agricultores Ecologistas, com o apoio da Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana, da Fundação Gaia e dos Coletivos Catarse e Aura.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas realiza-se há vinte e três anos na primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, aos sábados das 7h às 13h. Desde 2006, ela está sob a responsabilidade da Associação Agroecológica, que agrega os produtores da feira e trabalha pela garantia de conformidade na produção orgânica.
 
 
Serviço
Evento: I Mostra Curta Ecologia
Data: 19 de outubro de 2012, sexta-feira.
Horário: às 19h30min
Local: Cinema Eduardo Hirtz na Casa de Cultura Mário Quintana- Centro de Porto Alegre
Filmes:
Composteira doméstica, produção do Coletivo Catarse
Guardião das Sementes, produção do Coletivo Catarse 
Redes Auto-sustentáveis, produção do Coletivo Catarse
“Você sabe de onde vêm seus alimentos? produção do Coletivo Aura
Entrada franca.
 
Feira dos Agricultores Ecologistas - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008