Untitled Document
Boa noite, 28 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Projeto Ambientalistas do Sul

Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021

 
     

Pioneiros da Coolméia: Glaci Campos Alves e Nelson Dias Diehl

  

Cooperativa representa um marco na criação do conceito de agroecologia e da organização agroecológica no Rio Grande do Sul 

  

Captura de tela    
Glaci Campos Alves e Nelson Dias Diehl


Por Vera Mari Damiam - especial para a EcoAgência

Foi no berço da Cooperativa Coolméia que surgiu a Feira dos Agricultores Ecologistas, em 1989. A iniciativa serviu de modelo para a criação de outras feiras no estado e no Brasil e, hoje, juntamente com a Feira Ecológica do Bom Fim, configura o maior espaço de venda de orgânicos a céu aberto da América Latina, sempre aos sábados pela manhã, junto ao Parque da Redenção, em Porto Alegre.  

A engenheira agrônoma Glaci Campos Alves nasceu em Bagé e no período da ditadura militar brasileira foi viver na Europa, onde conviveu com práticas da agricultura biológica e do cooperativismo  ecológico. No retorno ao Brasil, em 1981, se empenhou na disseminação das novas ideias.

Na década de 1990 esteve envolvida, através da Coolméia, na difusão e construção da Certificação Participativa. A metodologia de certificação mais horizontal contempla todos os sujeitos e agentes envolvidos na produção e consumo de alimentos orgânicos. Foi também vice-coordenadora da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, a Agapan.

Nelson Dias Diehl nasceu em Porto Alegre, atuou como administrador de empresas e tornou-se ecologista. Envolveu-se com diversos movimentos e participou intensamente das lutas da Coolméia.

Para assistir clique em: https://www.youtube.com/watch?v=kAPSWpVtD1k

A entrevista foi gravada em 4 de outubro de 2021 para o projeto Ambientalistas do Sul, que tem o objetivo de registrar histórias e memórias de ambientalistas dos três estados do Sul do Brasil que participaram de importantes movimentos de resistência e de norteamento de movimentos para a preservação ambiental.

A realização desse projeto é da EcoAgência Solidária de Notícia Ambientais com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Inscreva-se no canal da EcoAgência e ative o sininho para receber as notificações dos próximos capítulos da série!

 

 

 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008