Untitled Document
Boa tarde, 25 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Projeto Ambientalistas do Sul

Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021

 
     

Ambientalista Arno Kayser aborda a luta pela despoluição das águas

  

Agrônomo, ecologista e escritor, é autor de peças teatrais infantis e livros de poesia e crônicas, com ênfase na área ambiental. Tem onze livros publicados sobre meio ambiente, poesia, literatura para crianças e adultos

  


Por Vera Mari Damiam - especial para a EcoAgência

“Ecologia e Economia são ciências irmãs. Ambas têm a palavra “ECO” (casa) em sua base: a lógica da casa (ecologia) e a norma da casa (economia). Deveriam trabalhar juntas, porque o Planeta não é infinito.”

A afirmação é do ambientalista Arno Leandro Kayser, que participa do Movimento Roessler, entidade ecológica de Novo Hamburgo (RS) que, entre outros destaques, protagonizou a luta pela despoluição do Rio dos Sinos, que resultaria na criação da Lei das Águas gaúcha, nos anos 1980. Posteriormente ela serviu de referência para a criação da lei homônima federal.  

Em entrevista para o projeto Ambientalistas do Sul, Arno Kayser faz uma retrospectiva sobre lutas históricas de organizações ambientais do interior do Estado e reflete sobre o atual momento de desequilíbrio ambiental e suas consequências, entre elas a própria pandemia.

 

Arno Kayser foi presidente do Movimento Roessler e também do Comitesinos, representou as ONGs ecologistas no Fundo Nacional do Meio Ambiente e no Conselho Estadual de Meio Ambiente do RS nos anos 1990.

Agrônomo, ecologista e escritor, é autor de peças teatrais infantis e livros de poesia e crônicas, com ênfase na área ambiental. Tem onze livros publicados sobre meio ambiente, poesia, literatura para crianças e adultos e mantém o blog https://arnokayser.wordpress.com/ através do qual compartilha permanentemente reflexões sobre o tema.

Clique para assistir a entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=UHi0buYnJww

A entrevista foi concedida para o projeto "Ambientalistas do Sul", criado com o objetivo de registrar memórias e histórias de ambientalistas relevantes da Região Sul do Brasil.  A iniciativa é da EcoAgência de Notícias Ambientais, com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008