 |
|
Por Redação EcoAgência de Notícias A participação cidadã na Rio+20 e na Cúpula dos Povos é o tema desta Terça Ecológica promovida pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS). Para avaliar os eventos, contar o que viram e apontar perspectivas de ação foram convidados o biólogo e arquiteto Francisco Milanez, presidente da Agapan; o engenheiro agrônomo Arno Kaiser, presidente do Movimento Roessler e as jornalistas Eliege Fante e Raíssa Genro da EcoAgência e do NEJ-RS.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), ocorreu de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro, incluindo mais de 500 eventos oficiais e paralelos no Centro de Convenções Riocentro. O evento foi considerado a maior conferência da ONU já realizada, com ampla participação de líderes dos setores privado, do governo e da sociedade civil, bem como funcionários da ONU, acadêmicos, jornalistas e o público em geral.
O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e a EcoAgência estiveram representados pelas jornalistas Eliege Fante, Raíssa Genro, Danielle Sibonis e Ana Paula Knewitz que realizaram a cobertura da Cúpula dos Povos na Rio+20, ocorrido no Aterro do Flamengo.
O balanço divulgado pela ONU sobre a Rio + 20 é o seguinte:
Participantes:
◦ Total de participantes: 45.381
◦ Delegações de 188 Estados-Membros e três observadores
◦ Mais de 100 Chefes de Estado e de Governo
◦ Delegados: aproximadamente 12.000
◦ ONGs e Major Groups: 9.856
◦ Mídia: 4.075
◦ Credenciais para os dias dos Diálogos para a sociedade civil (16 a 19): 1.781
◦ Pessoal de Segurança: 4.363
◦ Cerca de 5.000 pessoas trabalharam no Riocentro diariamente.
Voluntários
◦ 1.500 pessoas se ofereceram para o trabalho voluntário, incluindo os jovens, selecionadas a partir de escolas técnicas, estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro, estudantes universitários e profissionais de todo o Brasil.
◦ Cerca de 700 jovens de comunidades vulneráveis foram selecionados.
◦ 5% dos voluntários eram pessoas com deficiência.
Balanço da Cúpula dos Povos:
◦ 350 mil pessoas, entre 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, incluindo as 80 mil da Marcha dos Povos.
◦ mais de 800 atividades autogestionadas.
A Terça Ecológica ocorre no dia 14 de agosto, das 19 às 21h, no auditório do anexo da FABICO, situado na rua Ramiro Barcelos 2705. A entrada é franca.
EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais
|