Untitled Document
Boa tarde, 09 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Transgênicos

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013

 
     

Metade da área cultivada no Brasil será de transgênicos em 2013

  

Na comparação entre os dados do IBGE e da consultoria Céleres, os transgênicos representarão 54,8% de toda a área cultivada no Brasil em 2013. Ambientalistas tem alertado sobre os riscos à saúde o consumo desses alimentos.

  

Diversos estudos já apontaram a relação entre o consumo desses alimentos e o aumento nos casos de câncer e problemas reprodutivos


Por Daniele Silveira, da Radioagência NP (São Paulo)

Os cultivos geneticamente modificados devem, pela primeira vez, ocupar mais da metade da área plantada no Brasil em 2013. De acordo com a consultoria Céleres, a área plantada com transgênicos deve atingir 37,1 milhões de hectares neste ano, o que representa um aumento de 14% em relação à safra anterior.

A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para uma área recorde voltada a agricultura no país neste ano. Uma área de quase 70 milhões de hectares será destinada para esse fim. A estimativa é que os transgênicos representarão 54,8% de toda a área cultivada no Brasil em 2013.

O avanço do cultivo de organismos geneticamente modificados é criticado continuamente pelos movimentos do campo que defendem uma produção ecologicamente responsável. Diversos estudos já apontaram a relação entre o consumo desses alimentos e o aumento nos casos de câncer e problemas reprodutivos.

A safra total de milho com utilização de biotecnologia deve totalizar 12,2 milhões de hectares. Há cinco anos, a adoção total de milho transgênico cobria apenas 1,2 milhão de hectares.

Radioagência NP - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008