Untitled Document
Boa tarde, 03 de fev
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Personalidades

Quarta-feira, 29 de Agosto de 2012

 
     

Livro sobre a vida da ambientalista Hilda Zimmermann é lançado na Assembleia

  

Ao falar sobre as ações de sua mãe, Lívia destacou a preservação do Solar dos Câmara e dos jardins do Palácio Farroupilha, que quase foram destruídos para a construção de um estacionamento

  

Juarez Tosi/EcoAgência    
Lívia Zimmermann é a autora da obra


Por Cristiane Vianna Amaral, Agência de Notícias ALRS

Um clima de emoção e reencontro marcou o lançamento do livro Ações que mudaram a história – A saga de Hilda E. Wrasse Zimmermann & sua agenda socioambiental. Escrita por sua filha, Lívia Zimmermann, a obra mostra as várias faces da personalidade de uma das pioneiras do movimento ecologista gaúcho, que além de combater os crimes ambientais, insurgiu-se contra a discriminação aos índios, mulheres, menores de rua, idosos e cegos e em defesa dos animais e da agroecologia. O lançamento no Rio Grande do Sul foi promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, presidida pela deputada Marisa Formolo (PT), na manhã desta quarta-feira (29), na Sala José Lewgoy, no Solar dos Câmara.

Lívia apresentou as principais ações protagonizadas por sua mãe, que marcaram definitivamente a história gaúcha. Entre elas, a defesa da preservação do Solar dos Câmara e dos jardins do Palácio Farroupilha, que quase foram destruídos para a construção de um estacionamento. “Vale a pena lutar”, enfatizou a autora.

Depoimentos
Participaram da mesa, além da presidente da Comissão e da autora, o deputado petista Alexandre Lindenmeyer (representando a Assembleia), o diretor-geral da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Marco Aurélio Correa (representando o governador Tarso Genro), a vice-presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Sandra Jussara Mendes Ribeiro, o vereador Beto Moech (representando a Câmara de Vereadores da Capital), a promotora de Justiça Isabel Bidigaray (representando o Ministério Público/RS) e o diretor do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia, Luiz Carlos Barbosa. Marisa abriu espaço para que os participantes também pudessem dar seu depoimento, o que reforçou o clima intimista do evento.

Autógrafos
A sessão de autógrafos foi realizada nos jardins da Assembleia, num dos raros momentos de sol na capital nos últimos dias. Os livros foram distribuídos gratuitamente.

Agência de Notícias ALRS - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008