Untitled Document
Bom dia, 29 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Rio+20

Domingo, 17 de Junho de 2012

 
     

Código Florestal mobiliza duas mil pessoas na Cúpula dos Povos

  

O evento contou com a participação de lideranças das organizações que integram o Comitê, entre elas Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica, e a ex-ministra Marina Silva.

  

SOS Mata Atlântica    


Por WWF-Brasil

Hoje também foi dia discutir o Código Florestal. Na tarde deste sábado, foi lançada a nova fase da campanha Floresta faz a diferença, que promoveu o movimento Veta Dilma. O evento organizado pelo Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável reuniu mais de duas mil pessoas na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo. O segundo tempo da ação que mobilizou milhões de cidadãos no Brasil e no mundo em defesa das florestas deixa claro que o Código Florestal aprovado pelo Congresso Nacional está completamente inadequado, mas que #oJogoNãoAcabou.

O evento contou com a participação de lideranças das organizações que integram o Comitê, entre elas a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, dom Guilherme Werlang, da CNBB, Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica, a ex-ministra Marina Silva; o deputado Ivan Valente (PSOL), e o senador Lindbergh Farias (PT). Os atores Marcos Palmeira e Vitor Fasano também estiveram no evento.

A secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, enfatizou que a luta contra os retrocessos à proteção das florestas e por resultados concretos para a Rio+20 não deve se restringir à Cúpula dos Povos. "Precisamos ganhar as ruas e chegar ao Riocentro, ao evento oficial, onde as decisões são tomadas", disse.

Segundo ela, enquanto a presidente Dilma Roussef ruma para o México onde pretende negociar com o G-20 o documento base da conferência, as negociações seguem no Rio de Janeiro. A sociedade brasileira precisa saber se o país seguirá retrocedendo na proteção de seus recursos naturais, ou se avançará, como nós e o mundo precisam."Onde está a nossa presidente? Por que ela não está aqui discutindo o futuro do planeta?” questionou.

“Estamos aqui porque temos posição, tanto em defesa das florestas como do desenvolvimento sustentável, assim como da legislação que está sendo revogada por meia dúzia de atrasados que estão dando as cartas no Congresso”, disse a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. De acordo com ela, havia esperança de que a presidente Dilma Roussef agisse para que o Brasil seguisse liderando, pelo exemplo, comemorando a redução do desmatamento. “ Mas agora nossos ganhos são usados para justificar retrocessos, minando as bases que permitiram esses avanços”, lamentou.

WWF-Brasil/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008