Untitled Document
Bom dia, 06 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Terça Ecológica

Quinta-feira, 25 de Agosto de 2022

 
     

Integrantes da Coalizão pelo Pampa vão abordar uso pastoril na Reserva Legal e qualidade das águas

  

Os palestrantes são: o coordenador da Rede Campos Sulinos, Valério De Patta Pillar, e Claudia Bos Wolff, a representante da Associação de Servidores da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Asfepam)

  


Por Eliege Fante - especial para a EcoAgência

Devido a importância da “Carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do Pampa” (leia aqui), a Terça Ecológica do Núcleo de Ecojornalistas (NEJ-RS), em 30 de agosto, assim como o evento de julho, vai contar com dois palestrantes para apresentar tópicos do documento da Coalizão pelo Pampa. Os convidados vão discorrer sobre "Uso pastoril na Reserva Legal e qualidade das águas do Bioma Pampa". 

O coordenador da Rede Campos Sulinos, Valério De Patta Pillar, que é professor da UFRGS no Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências, vai abordar a importância e a necessidade do uso pastoril da vegetação campestre que caracteriza o bioma Pampa, para produção pecuária com manejo adequado, inclusive em áreas de Reserva Legal.

 

A questão hídrica mereceu um tópico na Carta aberta, que vai ser apresentado pela engenheira agrônoma Claudia Bos Wolff, representante da Associação de Servidores da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Asfepam). A abordagem vai contemplar o monitoramento quantitativo e qualitativo das águas superficiais e subterrâneas, os impactos da expansão de atividades antrópicas sobre áreas sensíveis ambientalmente e o agravamento da crise hídrica no estado.

As jornalistas associadas ao NEJ, Cláudia Herte de Moraes vai fazer a mediação e Débora Gallas, a técnica.

Para assistir, acesse o canal da EcoAgência no Youtube: https://www.youtube.com/c/ecoagencia

Quem não assistiu a primeira Terça Ecológica sobre a “Carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do Pampa” da Coalizão pelo Pampa pode clicar aqui.

 

Mais:

Coalizão pelo Pampa divulga diretrizes e ações estratégicas para salvar o bioma dos gaúchos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008