Untitled Document
Boa tarde, 28 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Mata Atlântica

Sexta-feira, 21 de Maio de 2021

 
     

Terça Ecológica vai debater situação, ameaças e saídas sustentáveis para o bioma

  

NEJ e Fórum da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro de Osório realizam, em 25 de maio, a partir das 19h. Acompanhe pela página do Facebook da EcoAgência

  


Por Eliege Fante - especial para a EcoAgência

Na semana de comemoração do Dia da Mata Atlântica, 27 de maio (quinta-feira), o Núcleo de Ecojornalistas realiza a Terça Ecológica, evento mensal, em parceria com o Fórum da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro de Osório. O tema é “Mata Atlântica no Litoral Norte (RS): situação, ameaças e saídas sustentáveis". Em 25 de maio, a partir das 19h, pela página do Facebook da EcoAgência, vamos ouvir o seguintes palestrantes: o biólogo e professor da UFRGS, Paulo Brack; a produtora agroecológica Simone de Souza; o ecólogo e vice-presidente do Comitê da Bacia do Rio Tramandaí, Dilton de Castro; e o geógrafo e, também professor da UFRGS, Ricardo Dagnino. 

 

As informações da SOS Mata Atlântica são de que 72% dos brasileiros vivem distribuídos em 17 estados formados sobre o território deste bioma. É da Mata Atlântica que são extraídas as matérias-primas geradoras de 70% do PIB nacional. Contudo, resta apenas 12,4% da floresta original no país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2000 e 2018, a vegetação florestal da Mata Atlântica diminuiu de 13,3% para 12,6%. As conversões dos remanescentes deste bioma foram atribuídas à agricultura e à silvicultura. 

 

A chamada “mata que dá água” abastece 150 milhões de brasileiros através dos rios que formam oito bacias hidrográficas no país, das quais fluem rios de grande porte, como o Rio Uruguai e o Rio dos Sinos no Rio Grande do Sul. No nosso estado, temos apenas 7% de áreas preservadas de Mata Atlântica e expostas a inúmeras disputas por usos e ocupação. Além da constatação do IBGE, o Fórum da APA Morro de Osório acompanha, desde 2019, o andamento das licenças para instalar mais uma linha de transmissão de energia, além das quatro já existentes. As informações relativas ao projeto estão publicadas na EcoAgência: Fórum da APA Morro de Osório mobiliza o MPF; As veias abertas na Mata Atlântica; Boiadas no caminho: a passagem das licenças de linha de transmissão pela APA Morro de Osório.  

 

Certificado

O público interessado em obter certificado de participação no evento “Mata Atlântica no Litoral Norte: situação, ameaças e saídas sustentáveis", pode inscrever-se neste link. O Fórum da APA Morro de Osório é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROREXT-UFRGS), de Educação Ambiental e sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental – APA Morro de Osório. 

 

Serviço

O que: Terça Ecológica 

Quando: 25 de maio de 2021

Hora: 19h

Como: Facebook da EcoAgência ou link do evento  

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008