Untitled Document
Boa noite, 29 de jan
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Projeto Ambientalistas do Sul

Quinta-feira, 24 de Novembro de 2022

 
     

A marcante atuação de Luiza Chomenko pelo bioma Pampa

  

Ao longo de décadas, acompanhou as mudanças no modo de produção do setor Agro, que têm provocado riscos graves através do uso da terra com consequências muito perigosas de perda de biodiversidade e da cultura do povo gaúcho

  

Foto: arquivo pessoal    
Bióloga Luiza Chomenko


Por Vera Damian - especial para a EcoAgência

Nesta entrevista, a bióloga, mestra e doutora em Biogeografia pela Universidade de Saarlandes, Alemanha, conta a sua trajetória como servidora pública, professora e militante ambiental. Ao longo de décadas, acompanhou as mudanças no modo de produção do setor Agro, que têm provocado riscos graves através do uso da terra com consequências muito perigosas de perda de biodiversidade e da cultura do povo gaúcho. “O Rio Grande do Sul tem que aproveitar suas imensas potencialidades de integração de distintos biomas, que são a grande tendência internacional para o desenvolvimento sustentável”, aponta a bióloga.

A atuação de Luiza Chomenko é marcante nas lutas ambientais em defesa do bioma Pampa, dos banhados e da biodiversidade. Nos anos 1990 integrou as frentes de ecologistas que tentaram barrar/regulamentar o uso dos transgênicos e que denunciaram os problemas decorrentes da introdução de espécies exóticas vegetais e animais no Brasil, entre eles os crocodilos do Nilo.

Luiza foi voz ativa contra a expansão da silvicultura no Rio Grande do Sul e a introdução de espécies exóticas (eucaliptos e pinus), uma atividade que altera drasticamente as características do bioma campestre, o Pampa, considerado o menor do Brasil, mas não menos importante.

A entrevista foi gravada em setembro de 2022 e pode ser conferida neste link: https://www.youtube.com/watch?v=uggq69SA1UI

O projeto "Ambientalistas do Sul" foi criado com o objetivo de registrar memórias e histórias de ambientalistas da Região Sul do Brasil. É uma iniciativa do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) em parceria com o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Acompanhe outras histórias e memórias de referências na área ambiental do Sul do Brasil na playlist “Ambientalistas do Sul” no canal do YouTube da EcoAgência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008