Untitled Document
Boa tarde, 03 de fev
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Terça Ecológica

Quinta-feira, 06 de Setembro de 2012

 
     

Energia renovável é essencial para qualidade de vida

  

Ao participar de evento promovido pelo NEJ/RS, o engenheiro elétrico Luis Maccarini defendeu  que a inexistência de energia solar em todos os prédios só ocorre pela falta de conhecimento dos gestores públicos e da sociedade, uma vez que já existe tecnologia para se aproveitar a energia do sol.

  

Sarah Bueno Motter    
Palestra foi do engenheiro elétrico Luis Maccarini


Por Sarah Bueno Motter, para EcoAgência de Notícias Ambientais

“Só não há energia solar em todos os prédios, porque não há consciência”, afirmou Luis Maccarini, na última Terça Ecológica, que ocorreu no dia 4 de setembro. O evento foi realizado pelo NEJ/RS com apoio do Banrisul e abordou a questão da energia fotovoltaica. Para Maccarini, não há mistério, o que existe é falta de conhecimento pelos gestores públicos e pela sociedade dos benefícios e da tecnologia que já existe para aproveitar a energia do sol.

O engenheiro elétrico, durante sua fala, evidenciou a mudança de paradigmas e percepções do mundo. Logo no início, mostrou uma foto de um castelo da Idade Média, que foi construído durante décadas, “naquela época o trabalho era um legado”. A mesma perspectiva precisa ser tomada para se pensar um mundo sustentável, o engenheiro questionou o que as futuras gerações pensarão da nossa, a qual usa combustíveis fósseis indiscriminadamente.

A tecnologia para utilização da radiação solar, como fonte energética, vem sendo desenvolvida desde o início do século XIX. Einstein ganhou prêmio Nobel, em 1921, por descobrir a origem do efeito fotoelétrico, ou seja, o comportamento de “pilha” que materiais semicondutores, como o silício, adotam ao entrar em contato com a radiação luminosa.

Maccarini trouxe dados curiosos, segundo a organização  Land Art Generator  (
http://landartgenerator.org/), para suprir toda a necessidade energética do planeta, precisar-se-ia de aproximadamente 36000km² de painéis solares, ou seja, uma área um pouco maior que os Países Baixos. Com o combustível produzido por um hectare de cana-de-açúcar, um carro pode dar uma volta ao mundo. Caso essa mesma área fosse coberta de painéis solares, esse carro poderia dar 234 voltas ao mundo, com a energia produzida.

Os biocombustíveis são mais problema que solução, segundo Maccarini, eles não resolvem a questão energética, só agravam a crise. Ainda, nessa perspectiva, afirmou que não se chegaria a 1% da demanda de energia do mundo, caso toda área agriculturável do planeta produzisse biocombustíveis.

A Flor da Permacultura
A perspectiva da permacultura, método criado na década de 70 para manter sistemas humanos de maneira ambientalmente sustentáveis e justos, dá base ao pensamento de Maccarini. Não devemos degradar o ambiente em que vivemos, precisamos cuidá-lo e usá-lo de modo que tenhamos qualidade de vida. As energias renováveis são um pilar desse olhar, que ultrapassa a visão do aqui e agora. Luis Maccarini mostrou que não precisamos nem do Pré-Sal e nem da usina termelétrica em Candiota, a energia do sol é justa e está à disposição de todos.

EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008