Untitled Document
Bom dia, 20 de abr
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Desmatamento

Quarta-feira, 06 de Junho de 2012

 
     

ONU e Interpol lançam projeto para combater extração ilegal de madeira

  

Iniciativa, batizada de Leaf, tem parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma; mais de um quarto da população mundial depende da floresta para sobreviver.

  

FAO    


Por Mônica Villela Grayley - Rádio ONU

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, e a Interpol lançaram uma iniciativa conjunta para combater a extração ilegal da madeira em todo o mundo. O anúncio foi feito no Dia Mundial do Meio Ambiente, marcado nesta terça-feira. O projeto, Assistência para Aplicação da Lei para as Florestas, ou Leaf, na sigla em inglês, dedica-se a combater todos os aspectos de crimes florestais includindo o tráfico e a extração ilegal de madeira.

O programa conta com o apoio financeiro da Agência de Cooperação e Desenvolvimento da Noruega. Crimes desta natureza destroem a biodiversidade e ameaçam a sobrevivência dos que dependem dos recursos florestais, além de afetar a mudança climática. O Pnuma lembra ainda que a corrupção, a violência e até assassinatos ligados à extração ilegal da madeira podem afetar a estabilidade e a segurança de todo um país. Cerca de 1,6 bilhão de pessoas, mais que um quarto da população mundial, dependem da floresta para ter acesso a combustíveis, alimentos e remédios.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008