Untitled Document
Boa tarde, 02 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Aquecimento Global

Terça-feira, 20 de Novembro de 2012

 
     

Concentração de gases de efeito estufa na atmosfera foi recorde em 2011

  

Segundo Organização Meteorológica Mundial, em 20 anos, houve aumento de 30% no fator que causa o aquecimento global; concentração de CO2 é 140% maior do que o nível pré-industrial.

  

CO2 aumentou 140%


Por Leda Letra - Rádio ONU

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, informou nesta terça-feira que a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera atingiu recorde no ano passado. Entre 1990 e 2011, houve aumento de 30% no reforço radiativo, como é chamado o efeito que causa o aquecimento global. O dióxido de carbono, CO2, foi o principal responsável pela alta. Sua concentração na atmosfera foi de mais de 390 partes por milhão, no ano passado, um aumento de 140% na comparação com os níveis da era pré-industrial.

Segundo a OMM, desde 1750, cerca de 375 bilhões de toneladas de carbono foram lançadas no ar, principalmente a partir da queima de combustível fóssil. Enquanto metade desse total de CO2 fica na atmosfera, a outra parte é absorvida pelos oceanos e pela biosfera terrestre. O diretor-geral da OMM, Michel Jarraud, fez um alerta, destacando que emissões futuras de CO2 só vão piorar a situação, fazendo com que o planeta fique cada vez mais quente e tendo impacto em todos os aspectos da vida.

Já ações e processos que removem os gases de efeito estufa da atmosfera são considerados essenciais para um balanço do quadro. Florestas, solo e mares absorvem CO2 naturalmente. Jarraud lembra que a acidez nos oceanos está aumentando, afetando a cadeia alimentar marinha e recifes de corais. Como estabilizar os gases de efeito estufa será um dos temas da Conferência da ONU sobre Mudança Climática que começa na próxima segunda-feira, em Doha, no Catar.

Rádio ONU, parceira da EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008