Integrante da Agapan desde os primórdios, nos anos 1970, ministrou na capital gaúcha célebres seminários sobre Meio Ambiente, juntamente com José Lutzenberger, e, no interior do estado, cursos de Introdução à Educação Ecológica para mais de dois mil professores. Os reflexos desse trabalho influenciaram gerações e resultaram na criação de novas entidades ambientais.
Udo Mohr foi professor de arquitetura na Universidade Federal do RS (UFRGS) e da Universidade Ritter dos Reis. Nos anos 1980, propôs a criação de um Comitê em Defesa dos Parques e da Cidade. A ideia ganhou o apoio de 57 entidades e centenas de pessoas. Entre outras conquistas, a iniciativa foi determinante para impedir a implementação de um projeto de especulação imobiliária para a construção de prédios em toda a orla do Guaíba, desde o Gasômetro até o estádio do Internacional, em Porto Alegre. O resultado dessa luta foi o épico Abraço ao Guaíba e está sendo colhido até hoje com a utilização pública do espaço pela comunidade.
Udo Mohr segue na luta em defesa de uma cidade com respeito ambiental e cidadão, denunciando novos projetos, como os de criação de condomínios particulares na Ponta do Arado e de torres gigantescas próximo ao centro, entre outras “aberrações”.
A entrevista foi gravada em 27 de outubro de 2021 para o projeto Ambientalistas do Sul, que tem o objetivo de registrar histórias e memórias de ambientalistas dos três estados do Sul do Brasil, que participaram de importantes movimentos de resistência e de norteamento de movimentos para a preservação ambiental.
Para assistir clique em: https://www.youtube.com/watch?v=sBqFCtVwihc
A realização desse projeto é da EcoAgência Solidária de Notícia Ambientais com apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.