Untitled Document
Boa tarde, 25 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Terça Ecológica

Terça-feira, 21 de Setembro de 2021

 
     

NEJ debate a cobertura sobre a seca e a crise hídrica

  

Será no próximo dia 28, às 19h, com as jornalistas Isis Nóbile Diniz IEMA e Sucena Shkrada Resk do Blog Cidadãos do Mundo

  


Por Cláudia Herte de Moraes - especial para a EcoAgência

A complexidade da cobertura jornalística bem como causas, atores envolvidos e consequências da crise hídrica no Brasil serão debatidas na Terça Ecológica em 28 de de setembro de 2021. As jornalistas  Isis Nóbile Diniz, responsável pela comunicação do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e Sucena Shkrada Resk, fundadora do Blog Cidadãos do Mundo são as convidadas para desenvolver o tema “Crise hídrica em pauta: como a seca do século aparece no jornalismo?”. Na mediação do encontro, duas participantes do Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ-RS), promotor do evento, em parceria com o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq-UFRGS), jornalistas Cláudia Herte de Moraes e Míriam Santini de Abreu.

 

Em junho de 2021, a Agência Nacional de Águas (ANA) informou a situação crítica de escassez hídrica em áreas de cinco estados do Brasil. Divulgada como a pior crise em 91 anos, a escassez de chuvas leva aos níveis críticos de abastecimento dos reservatórios, pressionando com maior demanda por energia de outras fontes, especialmente das termelétricas, o que resulta em aumentos do custo da energia aos usuários. No entanto, não é a primeira vez que o Brasil passa por escassez, secas e problemas associados, com destaque para a crise de 2001. Voltam ao cenário brasileiro as medidas de racionamento e até mesmo o chamado “fantasma” do apagão daquele ano.

 

Neste contexto, é importante debater de que forma o jornalismo trata a questão da água - um bem comum e imprescindível para a vida. Geralmente, o enfoque é priorizado como “recurso energético”, porém é preciso entender a complexidade da pauta, que tem relação direta com as mudanças no regime de chuvas, o uso e distribuição de água em diferentes setores sociais e econômicos, bem como a necessidade de transição para ampliação e geração com outras energias limpas que possam estar dentro de um plano de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Ou seja, não deveria ser apenas uma pauta pontual. 

 

A Terça Ecológica é transmitida pelo Canal do Youtube da EcoAgência de Notícias Ambientais. Siga o canal https://www.youtube.com/ecoagencia e ative o sininho para receber a notificação dos eventos do NEJ-RS.

 

Convidadas

Isis Nóbile Diniz - Jornalista com pós-graduação em divulgação científica pela ECA/USP, especializada em marketing pela FGV e radialista pelo Senac com 15 anos de experiência na área ambiental. Bolsista de divulgação e disseminação científica do CNPq (2018-2019). Com mais de 20 anos de experiência em comunicação multimídia, é responsável pela comunicação do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).

 

Sucena Shkrada Resk - jornalista formada pela PUC-SP (1988-1991), com pós-graduação lato Sensu em Meio Ambiente e Sociedade (2009) e em Política Internacional (1998), pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Já atuou em redações e também em consultoria e assessoria de comunicação. É criadora do Blog Cidadãos do Mundo (www.cidadaosdomundo.webnode.com) e dos Programas Vozes dos Biomas e do Eu, Nós e Nosso Meio Ambiente Webdoc, que desenvolve em seu canal.



 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008