Untitled Document
Bom dia, 29 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Geral

Domingo, 01 de Setembro de 2013

 
     

ONU quer maior liderança do G-20 em prol de um futuro sustentável

  

Reunião do grupo das maiores economias do mundo, incluindo o Brasil, ocorre na próxima semana, na Rússia; em carta, Secretário-Geral da ONU diz ser tempo de ação pelo fim da pobreza.

  

G-20    
Palácio de Constantino receberá reunião do grupo


Por Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York

Os líderes dos países do G-20, o grupo das maiores economias do mundo, incluindo o Brasil, estarão reunidos na próxima quarta e quinta-feiras em São Petersburgo, na Rússia.

Devido ao encontro, o Secretário-Geral das Nações Unidas enviou a tradicional carta aos membros do G-20, dizendo que o momento atual é "tempo de ação para o fim da pobreza".

Peso da Crise

Ban Ki-moon nota que durante o encontro na Rússia, a liderança do grupo será "crítica para reforçar a recuperação econômica global e o trabalho coletivo por um mundo mais sustentável, próspero e justo."

O chefe da ONU destaca que crises recentes criaram custos econômicos e sociais pesados a vários países e comunidades vulneráveis. Na carta, Ban fala sobre a necessidade de serem reforçadas políticas de promoção do crescimento e de empregos.

Sustentabilidade

O Secretário-Geral pede aos líderes do G-20 maior resposta coordenada para mitigar a vulnerabilidade de países emergentes e em desenvolvimento.

Ban Ki-moon defende ainda progressos renovados nas áreas de comércio, finanças, tecnologia e na troca de conhecimentos.

O Secretário-Geral diz que conta com o G-20 para levar estabilidade à economia global e liderar o caminho do desenvolvimento sustentável para todos.

Ação Coletiva

Ban nota que a desaceleração da economia não deve ser justificativa de atraso nos compromissos financeiros para o alcance das oito metas da ONU contra a pobreza, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que devem ser cumpridos até o fim de 2015.

O Secretário-Geral também diz na carta que uma forte ação coletiva do G-20 é essencial para progressos nas questões mais urgentes do mundo, como insegurança alimentar, mudança climática, acesso à educação e erradicação da pobreza.

O G-20 é formado pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Turquia e União Europeia.
 
Rádio ONU é parceira de EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008