O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, lançou um projeto de recuperação ambiental e desenvolvimento sustentável na região sudoeste do Haiti. A iniciativa será realizada em parceria com o governo haitiano e outras organizações. O projeto será implantado nos próximos 20 anos e prevê o tratamento de uma superfície terrestre de 780 kilômetros quadrados e de uma área marinha de 500 kilômetros quadrados.
Segundo comunicado do Pnuma, mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas diretamente pelo programa, que inclui reflorestamento e controle de erosão e administração de cativeiros de peixes. Outro objetivo é apoiar o desenvolvimento do turismo e pequenos negócios, além de melhorar o acesso aos serviços de saneamento básico, água, saúde e educação.
Os investimentos estimados para o projeto somam US$ 200 milhões, equivalentes a R$ 340 milhões, num período de 20 anos. Mesmo antes do terremoto devastador ocorrido em janeiro do ano passado, o Haiti já era considerado o país mais pobre e com a maior degradação do meio ambiente do Hemisfério Ocidental.