Untitled Document
Boa tarde, 25 de out
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Alimentação

Quarta-feira, 13 de Outubro de 2021

 
     

Primeira Feira Ecológica do Brasil comemora 32 anos neste sábado

  

A Feira de Agricultores Ecologistas (FAE) surgiu de uma iniciativa da Cooperativa Coolméia em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10). A comemoração de aniversário será marcada pelo lançamento do projeto Sábado Cultural na Feira, em coprodução com o Goethe-Institut Porto Alegre

  


Por Elson Schroeder - Associação Agroecológica

A primeira feira ecológica do Brasil está de aniversário, que será comemorado no próximo sábado (16/10)*. Fundada há 32 anos, através de uma parceria entre moradores da cidade de Porto Alegre/RS e agricultores familiares ecologistas do RS, a FAE – Feira de Agricultores Ecologistas – desde a sua concepção demonstrou significar muito mais do que um local de comercialização de orgânicos. Está em seu DNA ser um espaço de exercício da cidadania através do cuidado com a saúde, com as pessoas e com o meio ambiente. De trocas de saberes, respeito às diversidades e luta pelas questões ambientais.

O surgimento da FAE aconteceu em outubro de 1989 através de uma iniciativa da Cooperativa Coolméia em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10). E desde o início o projeto se mostrou exitoso, tanto na sua ideologia quanto na prática, gerando uma mudança nas relações entre consumidores urbanos e produtores rurais, sem a presença de intermediários. Nestas mais de três décadas os vínculos entre a feira e a cidade ficou tão forte que já caminham na frente e atrás das bancas a 3ª geração de feirantes e frequentadores. Tanto que em 2019 a FAE foi reconhecida pela Lei nº 15.296 como de “relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul”.

Projeto novo

A comemoração do aniversário da FAE será marcada pelo lançamento do projeto Sábado Cultural na Feira, em coprodução com o Goethe-Institut Porto Alegre. A estreia deste projeto terá apresentações musicais, intervenção teatral dentro da feira e distribuição gratuita de sacolas ecológicas feitas de algodão orgânico para incentivar a redução do uso de plástico. Tudo seguindo os protocolos de segurança dos decretos vigentes por conta da pandemia do coronavírus.

Programação

9h - Abertura

9h15 às 10h45 - Intervenção teatral na feira com “Fernando Pessoa”

9h30 - Apresentação Musical com Marie Jafy e Marina Mar e início da distribuição das sacolas retornáveis

10h30 - Falas dos agricultores e parceiros da Feira de Agricultores Ecologistas, parabéns e abraço à feira

11h - Apresentação Musical com a banda As Aventuras

12h20 - Encerramento


 


Serviço:

32 anos FAE – Feira de Agricultores Ecologistas e lançamento do projeto Sábado Cultural na Feira

Sábado, 16 de outubro 2021, das 7h às 13h*

Na primeira quadra da av. José Bonifácio (Brique da Redenção) em
Porto Alegre (RS)

* Em caso de chuva o evento será transferido para o sábado 23/10.

 

 

 

Associação Agroecológica - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008