Untitled Document
Boa tarde, 09 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013

 
     

Tempestades de inverno aumentam sofrimento dos refugiados sírios

  

Unicef distribuiu materiais de emergência, agasalhos e colchões aos necessitados; fortes chuvas, neve e temperaturas abaixo de zero no Líbano, na Jordânia e no Iraque agravam situação.

  

Acnur    
Menino Sírio tenta se proteger do frio com um cobertor


Por Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York

As tempestades de inverno no Oriente Médio estão aumentando o sofrimento dos refugiados sírios que vivem nos países da região.

A situação é mais grave na Jordânia, no Líbano e no Iraque, onde as fortes chuvas, neve e as temperaturas abaixo de zero agravaram os problemas.

Alagamentos

Na Jordânia, o campo de refugiados Zatari, que abriga 55 mil sírios, está completamente alagado. A área virou um lamaçal, que dificulta a entrada dos caminhões que trazem os suprimentos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e outras organizações de ajuda distribuíram materiais de emergência, roupas, agasalhos e colchões para os refugiados que perderam o pouco que tinham com as tempestades.

Dinheiro

A representante do Unicef na Jordânia, Dominique Hyde, afirmou que a falta de fundos tem sido o maior impedimendo. Segundo ela, todos os recursos levantados em 2012 já acabaram.

Hyde pediu à comunidade internacional que envie, o mais rápido possível, novas doações para que o Unicef possa atender às necessidades dos refugiados sírios na Jordânia.

Refugiados

A deterioração da situação no campo Zatari acontece ao mesmo tempo em que os refugiados continuam chegando à região. Desde o início de janeiro, mais de 10 mil sírios atravessaram a fronteira com o país vizinho.

Segundo as autoridades, quando as condições climáticas melhorarem espera-se um aumento no fluxo de refugiados buscando abrigo na Jordânia.

Rádio ONU - EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008