Untitled Document
Boa tarde, 09 de dez
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Bioma Pampa

Domingo, 03 de Julho de 2022

 
     

Coalizão pelo Pampa divulga diretrizes e ações estratégicas para salvar o bioma dos gaúchos

  

A “Carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do Pampa” foi elaborada devido aos riscos riscos de extinção do bioma originário da identidade dos sul-rio-grandenses já nas próximas décadas

  

Reprodução Fotografia/ALRS    


Por Eliege Fante - especial para a EcoAgência

Já está disponível o acesso, a todas as pessoas interessadas na preservação e conservação do meio ambiente, ao documento que traz as “diretrizes e ações para uso sustentável e conservação do bioma Pampa”. A “Carta aberta à sociedade gaúcha pela proteção do Pampa” foi elaborada pelos mais qualificados técnicos e especialistas da área ambiental do Rio Grande do Sul em conjunto com os povos e comunidades tradicionais do bioma, unidos na Coalizão pelo Pampa, em dezembro de 2021, que agrega também dezenas de instituições, entidades, ONG’s e associações.

A apresentação dessas diretrizes e ações ocorreu de forma presencial e virtual através do Fórum Democrático do Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, durante o seminário “E os nossos biomas, tchê?” em primeiro de julho de 2022. Foram três mesas temáticas, cujas gravações estão disponíveis em dois links: Como salvar o Pampa? e Por que de costas para o mar? E a saúde da Mata Atlântica? 

A situação é crítica e há riscos de extinção do bioma originário da cultura e identidade dos sul-rio-grandenses já nas próximas décadas. Apesar disso, não foi registrada a presença de representantes dos poderes públicos. Por isso, os membros da Coalizão vão entregar o documento aos representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário. É fundamental que os gestores e os órgãos de controle recebam este documento e garantam o cumprimento da legislação ambiental vigente. Além destes, também os pré-candidatos aos cargos das próximas eleições deverão receber as propostas. O documento da "Carta Aberta à Sociedade Gaúcha" pode ser lido aqui.

 

Leia também:

Servidores da área ambiental lançam a Coalizão pelo Pampa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008