Untitled Document
Boa noite, 28 de mar
Untitled Document
Untitled Document
  
EcoAgência > Notícia
   
Mudanças Climáticas

Quarta-feira, 17 de Outubro de 2012

 
     

Soluções urbanas em pauta

  

5º Seminário Internacional de Planejamento e Gestão Ambiental - Urbenviron Brasília 2012 - focará o tema "Soluções Urbanas para as Mudanças Climáticas".

 

  


Por Urbenviron Brasília 2012

A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB) e a Associação Urbenviron promovem a partir de amanhã (18) o 5th Seminário Internacional Urbenviron 2012 Soluções Urbanas para as Mudanças Climáticas. Os Seminários Internacionais são uma das atividades estratégicas da Associação Internacional Urbenviron para o Planejamento e Gestão Ambiental (www.urbenviron.org), e reúne cientistas, acadêmicos, planejadores, legisladores, estudantes e cidadãos em geral sobre o conhecimento, a produção e a troca de informações e experiências sobre um determinado tema, antes de cada Congresso bienal.

Em consonância com o 5º Congresso Internacional Urbenviron, que ocorrerá na Flórida, EUA, em 2013, esse 5º Seminário Internacional de Planejamento e Gestão Ambiental - Urbenviron Brasília 2012 - focará o tema "Soluções Urbanas para as Mudanças Climáticas". No seminário serão realizadas discussões sobre os impactos da mudança climática sobre o espaço urbano e as necessárias adaptações e prevenções de forma a produzir subsídios que contribuam para a formulação de políticas públicas e ações para seu enfrentamento.

O Relatório Cities and Climate Change: Global Report on Human Settlements 2011, produzido pelo UN-Habitat/ONU em 2011, alerta para o protagonismo das cidades nas discussões sobre o tema. Se os cálculos das emissões de gases do efeito estufa das cidades englobarem processos como o consumo e geração de energia, os transportes e a produção industrial, as áreas urbanas despontam como responsáveis por 70% das emissões, sendo que ocupam apenas 2% do território do planeta.

No campo das consequências das mudanças climáticas as projeções indicam uma tendência de maior ocorrência de extremos climáticos e de eventos intensos como secas, veranicos, vendavais, tempestades, inundações, etc., em um planeta cada vez mais quente. A ocorrência destes fenômenos e suas graves conseqüências sobre as cidades brasileiras nos últimos anos ilustram bem a necessidade de uma estratégia de adaptação do espaço urbano.

É tão importante entender as causas associadas aos processos físico-químicos e os impactos das mudanças climáticas sobre o meio biofísico, quanto a partir da perspectiva das suas dimensões sociais. Afinal, não se trata apenas de uma questão ecológica, pois grande parte das conseqüências possuem impactos diretos nos modos de vida e nos padrões de consumo da sociedade moderna. Diversos países e regiões sofrerão com as mudanças ambientais, as quais poderão causar gradativamente processos que condicionarão mudanças sociais, políticas e econômicas de extrema importância para o futuro das cidades.

Estas mudanças vão requerer ações para adaptar os sistemas de abastecimento de água, uso e ocupação do solo, assim como os sistemas de drenagem (no caso de aumento de intensidade e freqüência de enchentes). Por outro lado, repensar os padrões de transportes, geração e distribuição de energia e disposição de resíduos para reduzir emissões de carbono, se apresentam como essencial, no que se refere as prevenções.

O desafio não é de ordem apenas tecnológica, mas também de natureza social, institucional e política. Assim, a regulação de uso do solo e dos serviços urbanos, a disseminação de informação e mobilização da sociedade civil e o fortalecimento das instituições públicas são algumas das questões que fazem parte do arcabouço teórico e metodológico para enfrentar as mudanças climáticas.

O seminário, que acontece na Câmara Legislativa de Brasília de 18 a 20 de outubro, terá uma Conferência de abertura e mesas redondas compostas por especialistas de diferentes áreas do conhecimento afetas aos sub-temas do Seminário, que visam pautar as discussões no âmbito das sessões temáticas. Entre os temas destacam-se: 'Governança ambiental e políticas públicas', 'Território, mobilidade urbana e transporte', 'Planejamento urbano para as mudanças climáticas', 'Infraestrutura urbana sustentável', e 'Gestão de recursos hídricos'.

Confira mais informações e a programação completa do Seminário no site www.lvis.unb.br/urbenviron.

Urbenviron Brasília 2012/EcoAgência

  
  
  
Untitled Document
Autorizada a reprodução, citando-se a fonte.
 
Mais Lidas
  
Untitled Document
 
 
 
  
  
  Untitled Document
 
 
Portal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul - Todos os Direitos reservados - 2008